Na próxima quarta-feira (23/11), a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Pinhais vai realizar, pelo sexto ano consecutivo, o GISDay. O evento, que reúne as iniciativas pública e privada em um ciclo de palestras e workshops, é gratuito e destinado a toda comunidade GIS (analistas, desenvolvedores, usuários, etc.), onde serão destacadas questões inerentes aos serviços públicos.


Diariamente, o GIS (ou SIG, Sistema de Informações Geográficas), é utilizado por milhões de pessoas no mundo. Na Prefeitura de Pinhais já são diversos setores que fazem uso das ferramentas produzidas e distribuídas pela equipe de Geoprocessamento do Departamento de Planejamento Urbano, incorporando mapas, tabelas e análises em seus processos, visando agregar a informação espacial aos protocolos, dando velocidade e credibilidade às respostas dos mesmos.

Secretarias municipais, como a Saúde, a Cultura, Finanças, o Meio Ambiente, a Administração, a Procuradoria e o próprio Urbanismo já utilizam as ferramentas com sucesso. Em 2013, cerca de 50 servidores já passaram por uma Oficina de Geoprocessamento e Utilização de Webmaps, desenvolvida e ministrada pelos técnicos do SIG Municipal, visando apresentar as ferramentas e otimizar a utilização dos mapas.

Sobre o GISday

Desde 1987, no mês de Novembro, a National Geographic Society incentiva a comemoração da Semana da Conscientização da Geografia, visando promover a alfabetização geográfica em escolas, comunidades e organizações. Incluso nesta interessante iniciativa está o Dia Mundial dos Sistemas de Informações Geográficas, o GISDay.

O GISDay é um evento global que reúne milhares de pessoas em cerca de 100 países, para celebrar as geotecnologias e demonstrar o quanto a Geografia faz diferença em nossas vidas. Esta data fornece a oportunidade aos profissionais de tecnologia geoespacial de demonstrar à comunidade os recursos e aplicações dos Sistemas de Informações Geográficas.

Sobre o GISday Pinhais

O Departamento de Planejamento Urbano da Secretaria de Urbanismo vem organizando com sucesso, desde 2011, o GISday Pinhais. Nesta edição teremos a presença de diversos palestrantes, além da própria equipe de geoprocessamento da Prefeitura. Entre as palestras, podemos destacar a presença dos grupos de SIG colaborativo regional, o METROGEO (SIG da Região Metropolitana de Curitiba) e o premiado sistema ParanaInterativo (desenvolvido pelo SEDU/Paranacidade), reconhecido neste ano como a melhor iniciativa pública de geoprocessamento da América Latina, pela revista MundoGEO. Outros assuntos de grande interesse serão abordados no evento, como Drones, Sensoriamento Remoto, softwares, Cadastro técnico multifinalitário e a apresentação de um case sobre o aumento de arrecadação municipal a partir da análise de dados geoespaciais. Além disso, a presença do Professor Tony Sampaio entre os palestrantes ilustra a importância que o evento está tomando até mesmo dentro do ambiente acadêmico.

 A sexta edição do GISday Pinhais ocorrerá no dia 23 de Novembro de 2016, das 8h45 às 17h, no Auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann (Rua 22 de Abril, 305, Centro do município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba).

 Para mais informações, entre em contato com Rodrigo Lacerda: rodrigolm@pinhais.pr.gov.br.