Tecnologia do ArcGIS 10.5 disponibiliza análises espaciais seguras e escaláveis na era do Big Data e da Transformação Digital

A Esri acaba de anunciar o lançamento do ArcGIS 10.5, a nova geração das tecnologias analíticas para organizações.

O ArcGIS 10.5 surge numa altura em que as organizações de todo o mundo são desafiadas a decifrar e fazer sentido de informação digital em tempo real. Esta versão ajuda as organizações a obter uma visão holística dos dados empresariais, Big Data e da Internet das Coisas e a compartilhar essa informação de forma intuitiva.

Entre as principais novidades do ArcGIS 10.5, incluem-se:
• Melhores capacidades para a gestão de análises em grande escala e Big Data
• Uma interface drag-and-drop que simplifica a execução de análises espaciais através de mapas, tabelas e gráficos
• Funcionalidades de colaboração para combinar, associar e analisar informação em toda a empresa

“Se as organizações não olharem para os dados tendo em conta a sua dimensão espacial – tal como existem no mundo à sua volta – irão negligenciar padrões e tendências que têm impacto nos seus negócios e clientes”, afirma Jack Dangermond, fundador e presidente da Esri.

“O ArcGIS disponibiliza as ferramentas para acelerar a transformação digital das organizações, ajudando-as a dominar a análise de quantidades massivas de dados (Big Data), dados em tempo real e informação proveniente da Internet das Coisas”, conclui.

Na base desta nova versão está o ArcGIS Enterprise, uma evolução significativa da tecnologia anteriormente designada por ArcGIS for Server.

O ArcGIS Enterprise foi atualizado de modo a satisfazer as necessidades das organizações atuais, dependentes de informação, com maior poder de processar e analisar conjuntos de dados enormes e heterogêneos.

Dados que anteriormente exigiam horas de processamento podem agora ser analisados em minutos, fornecendo informações rapidamente acerca de biliões de registos de dados.

Outra das importantes funcionalidades do ArcGIS 10.5 é o Esri Insights, uma interface drag-and-drop que simplifica a análise espacial de dados geográficos e empresariais através de mapas, tabelas e gráficos intuitivos.

Além disso, as ferramentas de colaboração otimizadas permitem aos usuários eliminar silos de informação e compartilhar conhecimento entre todos os departamentos e organismos.

As organizações podem implementar o ArcGIS da Esri da forma mais adequada às suas necessidades de negócio – na sua infraestrutura, na cloud, ou como softwareas-a-service – com todas as garantias de segurança e escalabilidade.

Para além disso, a Esri cumpre o desafio de analisar grandes quantidades de dados com novas capacidades, como:
• Melhor integração de informação proveniente das redes sociais, permitindo aos utilizadores integrar as suas contas de Facebook e Google utilizando os seus próprios dados de acesso
• Soluções partilháveis e prontas a construir para dados raster, vectoriais e alfanuméricos
• Implementação simplificada nos principais fornecedores de serviços e plataformas cloud, incluindo Microsoft Azure, Amazon Web Services e IBM Cloud
• Melhorias ao Esri ArcGIS Pro e Esri ArcGIS Online – incluindo conjuntos de ferramentas de análise automáticas, mapas base de vectores de mosaicos e construção de aplicações sem necessidade de utilização de código – que levam dados 3D de drones e veículos aéreos não tripulados a dispositivos móveis

Com informações da Esri Portugal