Os chineses entraram com tudo na briga pelo mercado de imagens comerciais de altíssima resolução espacial, com mais dois novos satélites. Veja como isto pode impactar o mercado de Geotecnologia

Na última quarta-feira (28/12), a China lançou com sucesso um par de satélites de sensoriamento remoto de alta resolução espacial para obter imagens comerciais. Os satélites foram lançados a partir do foguete Longa Marcha 2D a partir do centro de lançamento de Taiyuan.

Estes dois novos satélites vão fazer parte da primeira constelação de satélites comerciais de sensoriamento remoto multi-sensor da China.

Também conhecida como SuperView-1, a Gaojing-1 é uma constelação de satélites para uso em sensoriamento remoto civil que será operada pela empresa Siwei Star Co. Ltd., com sede em Pequim, enquanto a Beijing Space View Technology atuará como o distribuidora global exclusiva dos dados dos satélites.

A constelação compreenderá quatro satélites no mesmo plano orbital, a uma altitude de 500 quilômetros. Os satélites fornecerão imagens com resolução pancromática de 0,5 metro e resolução multiespectral de 2 metros, com uma largura de faixa de 12 quilômetros e cena máxima de 60 × 70 quilômetros.

Até o ano de 2022, a constelação completa será concluída, com capacidade para fornecer dados e serviços a clientes em todo o mundo.