Está chegando a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia. Veja como participar

A Cartografia é uma linguagem de comunicação fundamental para o entendimento da organização espacial e muito importante para a compreensão do modo como a sociedade ocupa os espaços e mantém suas relações, sejam elas físicas, políticas, econômicas ou sociais.

Apesar disso, a matriz curricular brasileira ainda não apresenta uma disciplina específica para a Cartografia na educação básica, mas os conteúdos relativos a esta ciência são abordados tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, principalmente pela disciplina de Geografia, que possui uma relação estreita com a Cartografia.

A exigência para o entendimento da complexidade da sociedade moderna é grande e o conhecimento cartográfico responde a essa demanda, tendo em vista que a geoinformação proporciona ferramentas para pensar espacialmente e o conhecimento do espaço é fundamental ao exercício pleno dos direitos do cidadão.

É, portanto, fundamental a discussão do papel do conhecimento geoespacial na formação de nossa sociedade no ambiente escolar.

As olimpíadas científicas estimulam o conhecimento, propondo aos participantes um desafio construtivo. No Brasil, já são conhecidas as Olimpíadas de Matemática, de Química, de Biologia, de Robótica, de Astronomia, entre outras.

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) traz para o âmbito das ciências da informação geoespacial esse tipo de atividade tão estimulante para os alunos.

A OBRAC tem como objetivos principais estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; prover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, prover a socialização de professores e alunos através de atividades em equipe e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das geotecnologias.

A OBRAC tem abrangência nacional e é voltada para alunos do Ensino Médio (com idades entre 14 e 19 anos), das escolas da rede pública e privada.

A II OBRAC dá continuidade ao Projeto da I Olimpíada Brasileira de Cartografia, ocorrida em 2015, sua primeira edição, com a participação de todos os estados brasileiros com um total de 1105 escolas inscritas, ou seja, 1105 equipes de 5 componentes, uma participação de 4420 alunos e 1105 professores. A proposta da OBRAC é de ser um evento educacional bienal.