O Radar Sebrae é gratuito e já está disponível na internet e em aplicativos para celular

Superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado apresenta a nova ferramenta
Superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado apresenta a nova ferramenta

Em evento realizado nesta quinta-feira, 9, na Casa do Comércio, em Salvador, o Sebrae Bahia lançou uma nova ferramenta para os empreendedores baianos: o Radar Sebrae. Disponível no site www.radarsebrae.com.br ou em aplicativo para Android e IOS (adquirido via Google Play ou Apple Store), a novidade oferece, em uma busca simples, diversas informações para auxiliar o empreendedor a decidir pelo melhor local para abrir um negócio.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, 46% dos empresários não sabiam o número de clientes e o hábito de consumo de seu público ao empreender. Além disso, 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam, 37% não tinham conhecimento da melhor localização e 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para dar início a essa jornada.

Essa falta de informações ou o excesso delas, no caso de pesquisas na internet, pode levar o empreendedor a decisões erradas. Isso compromete o desempenho de seu negócio desde o início, o que leva muitas empresas a integrar a taxa de mortalidade de 23% do total de negócios abertos nos últimos dois anos. “Hoje, o empreendedor conta muito com a internet para pesquisas, e pode terminar perdido na infinidade de fontes”, avaliou o superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado. “É a primeira vez que estamos trabalhando essas informações unificadas. Não há uma ferramenta assim em outro estado”, contou ele, destacando que a novidade foi criada especialmente por e para baianos.

O Radar tem uma base de dados de 14 cidades da Bahia: Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. De acordo com o interesse do empreendedor e o perfil do negócio que está pensando em iniciar, a solução ajuda com informações sobre locais com maiores potenciais para implantação do negócio, considerando perfil de clientes, concorrência, entre outras.

“A ferramenta chega em um nível de ousadia de mostrar as três melhores ruas de cada bairro de acordo com o negócio pretendido, e qual altura da rua seria mais promissora”, comemorou o diretor de atendimento Franklin Santos, destacando que o Radar Sebrae também está integrado a ferramentas do Google, como o Street View, sendo possível visualizar a rua indicada. Ele ressalta, no entanto que o Radar Sebrae deve ser usado como um auxílio para a tomada de decisão, mitigando riscos, e não como uma sentença, e que o empreendedor deve também fazer visitas aos locais indicados, já que podem haver negócios informais, não cadastrados na base de dados.

Antes de ser lançada, a ferramenta foi testada empreendedores. Franklin ressaltou ainda que ela pode ser usada por quem já tem um negócio em operação. “É importante destacar também que a atualização constante de conhecimentos é sempre essencial para o empresário se manter competitivo no mercado”, analisou, lembrando que pesquisas de mercado são caras, o que pode inviabilizar a sua realização por um pequeno empresário. “Queremos oferecer isso de forma gratuita”, concluiu.

Como funciona a ferramenta

Para utilizar o Radar Sebrae, o empreendedor pode selecionar o bairro ou o tipo de negócio em que planeja atuar. A partir daí, ele terá acesso a informações estratégicas, que auxiliam na fase inicial do empreendimento: informações sobre o mercado (clientes e concorrentes) e sobre a performance de um negócio (mortalidade, tendências, número de empresas na região, mercado complementar etc). O candidato a empresário pode selecionar, por exemplo, o bairro de Águas Claras, em Salvador, e lá terá acesso aos principais segmentos empresariais, com importantes indicadores para considerar antes de tomar sua decisão e também para contribuir com a sua estratégia de atuação. Confira aqui como funciona a ferramenta.

Acesse a ferramenta aqui

 

A inteligência geográfica nas grandes corporações será tema de um seminário no primeiro dia do MundoGEO#Connect 2017, o maior encontro anual do setor de Geotecnologia, que acontece em São Paulo (SP) de 9 a 11 de maio.