A The Nature Conservancy (TNC) é uma ONG internacional de conservação com presença no Brasil há cerca de 25 anos. A sua atuação é orientada pelo pragmatismo e a não confrontação como princípios.

Entre suas estratégias de conservação, encontram-se a de Segurança Alimentar, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente. A equipe de Ciências da TNC atua transversalmente a essas estratégias, garantindo que o trabalho de conservação da TNC esteja fundamentado sobre sólida base técnica e científica.

Função: Especialista em Geoprocessamento aplicado a Recursos Hídricos

Família da função: Ciências
Número da função: 850002
Nível salarial: 4
Local de trabalho: Brasília

A presente posição está associada em particular aos trabalhos desenvolvidos pela TNC na área de segurança hídrica, sobretudo aqueles relacionados à modelagem e priorização de áreas de intervenção, e ao monitoramento hidrológico dos projetos de infraestrutura verde. A posição pode envolver também atividades relacionadas a outras estratégias da TNC. O Especialista em Geoprocessamento será responsável também pelo acompanhamento técnico de produtos contratados bem como pelo levantamento, processamento e análise de dados espaciais, incluindo elaboração e revisão de mapas de uso e cobertura do solo, delimitação e mapeamento de bacias de drenagem e organização de bases de dados georreferenciados.

Qualificações básicas:

  •  Curso superior em Geografia, Hidrologia, Biologia, Engenharia Ambiental ou áreas afins e um ano de experiência.
  •  Conhecimento de modelagem associada a recursos hídricos (cargas de sedimento ou nutrientes, vazão) com o uso de INVEST, SWAT etc.
  •  Experiência demonstrada no uso de ArcGIS.
  •  Experiência na construção e manutenção de bancos de dados georreferenciados.
  •  Experiência na produção de mapas e/ou outros produtos gráficos e relatórios.
  •  Conhecimento de Excel/macros, Access, estatística e programação.
  •  Experiência em análise de dados e produção de gráficos e relatórios, bem como na elaboração de material técnico-científico.

Experiências, conhecimentos e habilidades desejados:

  •  Experiência na compilação e sistematização de dados hidrológicos (Hidro-Web – ANA, etc.) e climáticos.
  •  Experiência no uso de ENVI/ERDAS.
  •  Capacidade de executar vários projetos simultaneamente.
  •  Conhecimentos intermediários de inglês.
  •  Disponibilidade para viagens.

Competências:

Comunicação: Expressa mensagens verbalmente e escritas de maneira eficiente. Escuta ativamente os outros. Promove discussão aberta de questões. É sintético com informações.
Flexibilidade & Inovação: Flexibilidade em circunstâncias variáveis. Adota abordagens inovadoras no trabalho. Assume riscos calculados e toma decisões seguras em situações incertas.
Habilidades Interpessoais: Mantém relações de trabalho positivas. Contribui para parcerias produtivas dentro e fora da organização. Entende os papéis dos membros da equipe e o valor das contribuições dos outros. Lida eficientemente com conflitos.
Aberto à Aprendizagem: Possui vontade de aprender e compromisso com aperfeiçoamento. Emprega suas habilidades efetivamente. Ativamente compartilha conhecimento com os outros. Procura aconselhamento em áreas em que é necessário aperfeiçoamento. Adapta comportamento/performance conforme necessário. Vê erros como oportunidades para melhora.
Consciência Organizacional: Entende os fundamentos da maneira de trabalhar da TNC. Entende como o trabalho local se relaciona com o cenário geral e contribui para as estratégias. Navega facilmente através das redes internas e canais para sucesso.
Entrega Resultados: Tem inciativa, foca em prioridades, busca excelência. É confiável e responsável por resultados. É persistente quando encontra obstáculos e cumpre prazos.

A TNC é uma empregadora que oferece oportunidades iguais. Os currículos deverão ser encaminhados para vagas_tnc@tnc.org até 21 de junho de 2017, indicando no assunto “Especialista em Geoprocessamento com Foco em Recursos Aquáticos”.