Confira nesse replay o novo momento do mercado da informação geoespacial. Antes uma especialidade, agora um meio cada vez mais utilizado nos negócios privados e na gestão pública. Conheça as principais tendências do GEO no agronegócio e nas cidades inteligentes

O TalkShow aconteceu na úlima sexta-feira (04/08) e contou com a apresentação de Emerson Granemann, Diretor do MundoGEO e participação de Julio Ribeiro, Diretor do Instituto GEOeduc.

“Foi inspiradora a conversa com o Julio, fundador da MKT e diretor do Instituto GEOeduc”, comenta Emerson Gramenann. “Ele abordou a transformação que o conceito de informação geográfica vem apresentando, ‘rebatizou’ o GIS, trocando o I de informação para o I de inteligência, comentou sobre a ‘comoditização’ da geoinformação, apontando como aspecto negativo a banalização que incorre sobre um entendimento simplista de basear decisões sob uma base imprecisa e desatualizada, porém de fácil acesso, mas o lado positivo é a disponibilidade de informações existentes hoje”, conclui.

Se você não participou ao vivo, assista agora mesmo o replay!

 

 

“Vale o lembrete de se avaliar a finalidade das informações”, complementa Emerson. “O Julio afirmou que tanto as Universidades como os Geógrafos precisam se reinventar, com destaque para o papel essencial da componente geoespacial nos projetos de Cidades  Inteligentes, Agricultura de Precisão e BI” completa.

O entrevistado, Julio Ribeiro,  é entusiasta pelo ensino. Geógrafo empreendedor, professor e pesquisador. Presidiu a APROGEO-MG. Foi coordenador e diretor de IES. Atuou na IMAGEM/ESRI BR. Atualmente é CEO do Grupo MKT Tecnologias, responsável pelo GEOeduc, AcademiaGIS e a StartUp Hubse.

No TalkShow foi divulgado, ainda, que o Instituto GEOeduc, juntamente com a MundoGEO, estão firmes na parceria, empenhados em reformatar o evento MundoGEO#Connect para 2018.

Veja alguns dos temas que foram abordados:

  • – GEO: passado, presente e futuro
  • – A era das comunidades inteligentes: Rural e Urbano
  • – Cidades inteligentes, Carros autônomos, IoT o que isso tem a ver com geoinformação?
  • – O GEO vai virar ou já virou commodity?
  • – Novo perfil de empresas/empresários no setor de GEO
  • – Morte e vida do conceito geográfico?