Autodesk lidera iniciativa de digitalização em 3D do Museu Imperial em Petrópolis. O objetivo do projeto é preservar o museu digitalmente e criar novas experiências para os visitantes

A Autodesk, referência mundial em software 3D para projeto em parceria com a Leica Geosystems, a Drone Imperial e a Realize Tecnologia, iniciou um projeto para preservar digitalmente o Museu Imperial, popularmente conhecido como Palácio Imperial, localizado em Petrópolis, Rio de Janeiro.

O objetivo do projeto é captar imagens da edificação tanto internamente quanto externamente, considerando todo o entorno do museu, com o máximo de detalhamento possível.

Com isso será possível gerenciar melhor questões de preservação do Palácio, bem como criar novas experiências para os visitantes. Quanto à preservação, será possível ter dados detalhados que podem, por exemplo, calcular com precisão a quantidade de tinta necessária para preservar a pintura do local. Quanto à experiência, as imagens captadas podem gerar uma experiência em realidade virtual, visitas virtuais, maquete em 3D, entre outras iniciativas.

O projeto deve ser concluído em aproximadamente 3 meses e decorre nas seguintes etapas:

Drone Imperial e Realize Tecnologia : fizeram toda a captação das imagens exteriores por meio de drones que mapearam o palácio e os seus arredores, considerando detalhes do terreno. E a Realize gerou a Nuvem de pontos no Autodesk Recap.

Leica Geosystems: irá gerar o escaneamento a laser do exterior e interior do prédio com todos os detalhes contidos no mesmo.

Autodesk: Por meio dos softwares Autodesk Recap e Autodesk Infraworks, fará todo o tratamento das imagens externas do Museu e seu entorno apresentando a Nuvem de Ponto posicionada no terreno, e vai gerar uma parte do projeto de arquitetura do prédio em BIM, com os softwares Autodesk Revit, Revit Live, Autodesk Navisworks, Autodesk 3dsmax e Autodesk Stingray para criar um ambiente de navegação virtual com interatividade. Estes materiais serão entregues para o Museu para fazerem parte do seu acervo.

O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por D. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema.

Expertise na Itália

Em 2016, a Autodesk liderou um projeto semelhante ao que está sendo executado no Museu Imperial. Em parceria com a Fundação Volterra-Detroit, a empresa conduziu o projeto para digitalizar em 3D sítios históricos e arqueológicos da antiga cidade de Volterra, na Itália. Uma equipe internacional de arquitetos, engenheiros, historiadores e estudantes usaram tecnologias inovadoras, incluindo drones, fotogrametria e técnicas de capturar a realidade com varredura a laser, em conjunto com o software Autodesk Recap 360, para gravar digitalmente edifícios, estradas e artefatos da cidade.

A cidade de Volterra foi construída há mais de 3 mil anos e contém sítios históricos que datam do século IV a.C. É também uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo e abriga o mais antigo arco etrusco ainda erguido do mundo. A cidade também contém um dos melhores exemplos de um teatro romano, escavado apenas 50 anos atrás, e um anfiteatro romano descoberto em 2015.

O projeto italiano consistiu em três fases: recriar artefatos históricos e arqueológicos digitalmente; criar modelos em BIM (Building Information Models) de edifícios históricos e características arquitetônicas; e criar modelos 3D interativos de antigos sítios históricos.