Na última década, os desastres hidrológicos vêm ocorrendo com maior frequência e severidade no Brasil. Por essa razão, faz-se necessário a busca por medidas com o intuito de reduzir a ocorrência e os impactos desses desastres. O mapeamento de áreas de risco é extremamente importante nesse processo e possui custo comparativamente reduzido e elevada eficiência.

Porém, existem poucos técnicos qualificados para desenvolver adequadamente este tipo de mapeamento. Por isso, o Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais (GPDEN) do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou voluntariamente o I, II e III “Curso de Capacitação em Mapeamento de Áreas de Risco para Prevenção de Desastres Hidrológicos com Ênfase em Modelagem Hidrogeomorfológica” no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS em 2014, 2015 e 2016, respectivamente. Como as edições anteriores obtiveram sucesso, iremos realizar a 4ª edição do curso em novembro de 2017.

Objetivos: Fornecer aos técnicos do setor de gerenciamento de desastres naturais os conhecimentos necessários e aos pesquisadores interessadas sobre esse gerenciamento para realização de mapeamento de áreas de risco de desastres naturais, com ênfase em desastres hidrológicos (inundação, escorregamento, e fluxo de detritos).

Datas: 06 a 10 de novembro de 2017.

Local: Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Av. Bento Gonçalves 9500, CEP 91501-970, Porto Alegre-RS).

Duração: 40 horas.

Investimento: Curso oferecido gratuitamente.

Equipe técnica: Grupo de Pesquisas de Desastres Naturais – GPDEN / IPH / UFRGS.

Responsável: Masato Kobiyama (IPH/UFRGS).

Promoção: GPDEN.

Apoio: Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH).

Vagas: Vinte (20) profissionais, preferencialmente funcionários públicos.

Confira maiores informações AQUI