Inúmeras são as oportunidades de trabalho com Drones, mas não é fácil consegui-los. Entenda…

Por Floriano Peixoto*

Por ser uma tecnologia relativamente nova, ainda falta conhecimento por parte dos potenciais clientes desta tecnologia.

Na matéria anterior, o assunto foi tratado de um modo geral. Agora chegou a hora de ser mais específico.

Por conta disso, vou falar sobre o uso dos RPAS – Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (Drones) na área de mineração.

Do planejamento e acompanhamento das escavações ao controle dos ativos, os Drones podem ser utilizados. Este trabalho é realizado pela topografia convencional e os RPAS irão agilizar este processo e diminuir consideravelmente os custos.

A partir de um voo de aerofotogrametria, inúmeras imagens são geradas sobre uma área de interesse. A partir dessas imagens, processadas em um software, cria-se uma nuvem de pontos 3D.

Em azul, representação das imagens sobre a núvem de pontos 3D

A partir da nuvem de pontos 3D é gerado o MDS – Modelo Digital de Superfície.

MDS – Modelo Digital de Superfície

Por último, a Ortofoto.

Ortofoto

A ortofoto tem excelente definição e possibilita ver detalhes com bastante nitidez.

Detalhes na ortofoto

Com base na ortofoto é possível fazer uma série de medições. Uma das mais importantes é o cálculo de volumes em pilhas de agregados (pedras). Ele é feito com extrema rapidez e excelente precisão, pois se utiliza de milhões de pontos para realizar este cálculo.

O levantamento de volume em pilhas de materiais pela topografia convencional é trabalhoso, perigoso e leva um tempo de execução muito maior do que com a utilização dos Drones.

Cálculo de volume

Fiz aqui uma descrição bem simplificada deste processo, para dar uma noção a quem não conhece nada sobre este assunto. Que me perdoem os técnicos da área…

Dominado o processo, o desafio é buscar potenciais clientes e demonstrar esta tecnologia. No momento que eles descobrirem do que os Drones são capazes, o interesse será imediato.

Mas se você não domina esta área, é preciso buscar capacitação. E a Albatroz Brasil Drones foi pioneira ao lançar o curso presencial DJI PHANTOM – Porta de Entrada na Aerofotogrametria, no dia 31 de janeiro deste ano.

Hoje, temos quase quarenta profissionais dos mais diversos e distantes pontos do Brasil que fizeram o curso conosco. Ele acontece em uma casa na praia de Camburi, litoral norte do Estado de São Paulo, município de São Sebastião.

Já estamos na quinta turma e as vagas são limitadas.

Além da capacitação, a Albatroz se preocupa com a inserção no mercado de trabalho dos profissionais que fazem o curso conosco. Por conta disso, estamos criando a Rede de Profissionais Albatroz Brasil Drones.

Com esta rede, temos profissionais espalhados pelo Brasil para prestar serviço de levantamento aéreo com o Phantom. A troca de informações, experiências e compartilhamento de clientes será o fator que irá fortalecer nossa rede e gerar cada vez mais trabalho para nós.

Venha fazer parte dela!

Acesse http://albatrozbrasildrones.com.br/curso-phantom e veja como se inscrever.

E se você não puder se ausentar para fazer o curso presencial, temos o mesmo curso em vídeo.

Não é um curso on line. São dois DVDs que são enviados pelo correio e você pode assisti-los quantas vezes quiser. E o suporte técnico e atualizações são permanentes. Não tem prazo de validade!

Acesse http://albatrozbrasildrones.com.br/curso-phantom-video.

E, por fim, para trabalhar profissionalmente você precisa ter seu Drone homologado na ANATEL, registrado na ANAC e você inscrito no DECEA.

Para voar legal, toda vez que for fazer um trabalho, peça autorização ao DECEA. Dessa maneira, você estará contribuindo para a segurança do voo e crescimento da operação dos Drones no território Brasileiro.

Preencha o formulário a seguir e baixe os tutoriais da ANAC, DECEA e ANATEL em formato pdf:

Na próxima notícia Albatroz Brasil Drones falaremos sobre mais um dos segmentos do mercado de imagens aéreas com Drones no Brasil.

 

Floriano Peixoto* é pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento de VANTs de baixo custo Albatroz Aerodesign – pré incubado no NINE – Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo da Universidade Santa Cecília em Santos, projetista e construtor de aeronaves experimentais desde a década de 80. Aeromodelista e piloto de asa delta há mais de 30 anos.

Este artigo é de responsabilidade do autor.