De 11 de setembro a 27 de outubro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Especialização Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território, oferecido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), do IBGE. O curso é gratuito e o edital está disponível aqui.

Em seus 20 anos de existência, o curso já formou mais de 200 especialistas, entre quadros técnicos, acadêmicos e tomadores de decisão nas áreas de planejamento e gestão ambiental e territorial, nas esferas pública e privada.

O objetivo deste curso de especialização da ENCE é contribuir com embasamento técnico, metodológico e teórico para a construção de uma visão crítica em relação aos processos de planejamento e gestão ambiental/territorial e de produção do espaço.

O programa tem uma carga horária de 468 horas/aula, distribuídas em três trimestres. As aulas serão de terça a sexta-feira, das 8h às 12:20h e têm início previsto para março de 2018.

A grade curricular contempla disciplinas das geociências, geomática, demografia, economia, metodologia científica, estatística e temas aplicados. A conclusão do curso é condicionada à apresentação de uma monografia. São, ainda, realizadas visitas técnicas e atividades de campo, preferencialmente aos sábados.

O processo seletivo do curso de Especialização Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território possui duas fases de caráter eliminatório: as provas, que serão realizadas em 10 de novembro de 2017, e as entrevistas, que acontecerão nos dias 7 e 8 de dezembro de 2017. Informações complementares podem ser obtidas na página da ENCE.