Plataforma será apresentada em evento internacional, em São Paulo

Uma nova forma de mapear iniciativas de turismo inteligente será apresentada ao público da 45ª Abav Expo Internacional e 48º Encontro Comercial Braztoa, que acontecem de quarta (27) a sexta-feira (29), no Expo Center Norte, São Paulo. O Mapa do Turismo Inteligente, desenvolvido pelo Sebrae, permitirá aos pequenos negócios desse segmento fazer um cadastro com várias informações sobre os empreendimentos e onde estão localizados. “A ideia é que as empresas descrevam quais os tipos de iniciativas que desenvolvem e se estão conectadas com os quatro grandes eixos da estratégia do Sebrae, que são Tecnologia, Governança, Experiências Turísticas e Sustentabilidade”, explica a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Para ela, os dois primeiros eixos são considerados o sistema nervoso e a alma do conceito de turismo inteligente. “Precisamos de infraestrutura tecnológica para o êxito da estratégia, assim como precisamos de integração entre os diferentes atores para que as ações sejam bem executadas e apropriadas por todo o ecossistema do turismo”, afirma Heloisa.

Ao se cadastrar na plataforma do Mapa do Turismo Inteligente, o empreendedor deverá prestar informações sobre o segmento de sua empresa, as iniciativas que está desenvolvendo, além do CEP da localidade, entre outros dados. A plataforma será lançada no estande do Sebrae, na quinta-feira (28), às 15h. Para o público em geral, o Mapa do Turismo Inteligente estará disponível no portal do Sebrae até o final de outubro.

O Sebrae também marcará presença na Vila do Saber, área do evento destinada a palestras e painéis, com uma apresentação da gerente nacional de Comércio e Serviços, Ana Clévia Guerreiro, sobre Smart Cities. A palestra será às 13h, dia 28.

Competição

Além dessa ação, o Sebrae e a Braztoa farão a final do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, competição de startups e ideias que selecionou 18 finalistas para definição dos vencedores. O objetivo do desafio foi estimular empreendedores a apresentar ideias criativas na área de turismo e gerar novos modelos de negócios. A apresentação dos concorrentes para os jurados será no dia 29, das 9h às 12h, durante o Demoday.

Além de participar do evento e da competição, os selecionados terão atividades de capacitação e mentoria durante os três dias de evento. As duas melhores soluções (startup e ideia de negócio) serão premiadas com viagens, entre outros benefícios.

“Existir no mundo virtual é condição para ser encontrado no mundo real. Turistas conectados buscam informações on-line, mas querem experiências reais nos destinos que visitam. Diante do novo perfil dos turistas, é evidente a necessidade de novos modelos de gestão e posicionamento no mercado. Além disso, o Desafio é uma oportunidade de apresentar a startup ou a ideia inovadora para grandes players do setor de turismo”, afirma Heloisa Menezes.

A seletiva de startups foi realizada por meio de competições presenciais, por região, contemplando todos os estados e o Distrito Federal – confira aqui as startups participantes do Desafio de Inovação Turismo Inteligente. Já as ideias foram enviadas para a Braztoa pela internet, com inscrição em um site criado para esta competição.