A Indra foi premiada com o “Solutions Provider Innovations” no Smart City Excellence Awards do TM Forum, fórum global de transformação digital. A companhia recebeu o prêmio durante a cerimônia Smart City Enfoco, que aconteceu no último 19 de setembro na cidade de Incham (China).

O júri, integrado por especialistas líderes da indústria e renomados analistas, reconheceu as capacidades da Minsait IoT Sofia2 – a plataforma Internet of Things com capacidades Big Data e Cloud da Minsait da Indra – como uma tecnologia líder a nível global que facilita a transformação das cidades por meio do desenvolvimento de soluções que agregam valor ao cidadão, respondem às necessidades dos negócios de trabalho e impulsionam o desenvolvimento sustentável. A plataforma conta com inúmeros reconhecimentos e é considerada uma referência no setor.

Trata-se do segundo ano consecutivo que o TM Forum premia esta plataforma. Em 2016, a Indra levou o prêmio na categoria “Open Digital Platform of the Year”, que reconheceu as capacidades da Minsait IoT Sofia2 para impulsionar a criação de ecossistemas abertos que desenvolvem a colaboração entre diferentes empresas e organizações. De acordo com o júri, “a Indra demonstrou um consistente esforço para criar um modelo de negócio de plataforma que ajuda cidades a oferecerem serviços significativos, convidando terceiros a inovar dentro do seu ecossistema”.

O júri analisou conhecidos casos de sucesso da solução Smart Cities da Indra baseados na Minsait IoT Sofia2, como a plataforma urbana que atua como “cérebro da cidade” nas cidades de La Coruña e o projeto que está sendo desenvolvido com a Ecoembes no âmbito de Smart Waste para otimizar seu modelo de gestão de embalagens, papel e papelão em todo o território nacional; ou os pilotos desenvolvidos em no CPSE LABS y Evacuate, dois relevantes projetos de inovação europeus.

Por outro lado, a Indra assinou, durante o evento, o manifesto “City As a Platform”, uma iniciativa promovida pelo TM Forum que coleta uma série de princípios estabelecidos para garantir o uso de padrões abertos que facilitem a criação de um modelo de plataforma de cidade aberta, flexível e interoperável.

O TM Forum Smart City Excellence Awards tem como objetivo reconhecer os fornecedores de serviços e soluções globais que fazem contribuições significativas para avançar nas melhorias práticas e padrões para o benefício de toda a indústria e os ecossistemas digitais.

Benefícios

No âmbito das cidades e os territórios inteligentes, a Minsait IoT Sofia2 constitui a base da solução de Smart Cities da Indra cuja missão é conseguir a gestão inteligente dos diferentes serviços e soluções da cidade por meio de uma operação mais eficiente, o acompanhamento e controle dos resultados conseguidos e a otimização dos serviços públicos prestados.

O projeto Coruña Smart City, uma referência na implementação de Smart Cities, propôs a implantação da Minsait IoT Sofia2 para a gestão de forma integrada de todos os serviços da cidade galega e consolidou-se como uma grande referência mundial neste âmbito. Alguns indicadores: a irrigação inteligente nos parques teve uma economia de água de 25%, os edifícios públicos conectados reduziram em torno de 20% seu consumo de energia e houve uma melhora da gestão da água, que reduziu seu consumo em mais 20%.

Por outro lado, a Indra está colaborando atualmente com a Prefeitura de Logroño para desenvolver o projeto de transformação da cidade por meio da implantação da Minsait IoT Sofia2, junto a diversas soluções de âmbito vertical.

Também é relevante a contribuição da plataforma para o projeto de transformação digital que a Indra está desenvolvendo para o Servicio Nacional de Aprendizaje de Colombia (SENA). Conforme um primeiro estudo sobre 28 sedes do SENA, as economias poderiam sugerir uma redução em torno de 25% no caso da conta de energia.

A plataforma tecnológica Minsait IoT Sofia2 também facilitou a construção de soluções de alto conteúdo inovador no âmbito das cidades inteligentes por meio de importantes programas de inovação europeus. Destaque, por exemplo, para o projeto de I+D Cyber Physical Systems Engineering (CPSE) Labs, que contemplou, entre outras coisas, o desenvolvimento de um sistema de gestão inteligente da água, capaz de reduzir em até 40% o consumo.

Por outro lado, a plataforma também permitiu reduzir entre 25 e 56% os tempos de evacuação de grandes infraestruturas em situações de emergência durante o projeto e-Vacuate. Os pilotos foram realizados no estádio de futebol de Anoeta e o no Metrô de Bilbao (Espanha), no aeroporto de Atenas e em um cruzeiro na costa francesa.