O III Workshop em Ciência dos Dados ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro na Escola Politécnica da USP e tem por objetivo difundir técnicas e estabelecer colaboração com a comunidade brasileira de pesquisa para gerenciamento, análise e visualização de dados do projeto que coletou dados sobre aerossóis  próximo da cidade de Manaus, chamado GoAmazon – wds.poli.usp.br/wds3

Foram convidados pesquisadores do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), responsáveis por ferramentas computacionais de gestão, análise e visualização de dados do programa Atmospheric Radiation Measurement (ARM/DoE/US), Giri Palanisamy e Bhargavi Krishna. Além do cientista chefe em gestão de dados científicos da United States Geological Survey  (USGS/DoI/US), Mike Frame, a pesquisadora principal do projeto DataONE (National Science Foundation – NSF), Profa. Suzie Allard (University of Tennessee) e o Dr. Matt Toussant,Vice President of Products and Content Operations of  CAS, a Division of the American Chemical Society (ACS).

A programação do Workshop foi organizada da seguinte maneira: no dia 25 de outubro (quarta-feira), haverão palestras dos pesquisadores convidados sobre o tema gestão de dados científicos, relacionados com o GoAmazon, o ARM, a USGS, o DataONE e a ACS. Neste dia os participantes poderão assistir as palestras e debater os assuntos presencialmente ou acompanhando a transmissão pela IPTV da USP. Nos dias 26 e 27 de outubro um número limitado de participantes desenvolverão experimentos de Análise e Visualização de Dados do Projeto GoAmazon e dados de processos da indústria química, utilizando infraestrutura computacional do projeto ARM e DataONE.

As inscrições  para as palestras do dia 25/10 e também para o hands-on (26 e 27/10) estão disponíveis no site: wds.poli.usp.br/wds3.