A agricultura nunca mais será a mesma! Uma nova era já está em curso para o agronegócio, com ferramentas e técnicas para aumentar a produtividade, reduzir gastos e melhorar a qualidade das culturas.

agriculturaAs geotecnologias, já há um bom tempo, proporcionam ferramentas essenciais para monitorar o meio ambiente e contribuir com sua conservação. Para o agronegócio, não se pensa mais em alta produtividade e redução de gastos sem a coleta de dados e análises espaciais.

O problema é o custo inicial do investimento, que pode assustar pequenos e médios produtores. Porém, recentemente uma tecnologia está invadindo os céus das lavouras, permitindo desde mapeamento e monitoramento de uma determinada região, até a implementação e o desenvolvimento de projetos que permitam acompanhar as culturas e identificar inúmeros problemas, antes impossíveis de serem detectados.

Cada vez mais, os Drones vêm ganhando espaço nas mais diversas áreas do conhecimento humano e se tornado uma eficaz ferramenta para obtenção de dados da superfície terrestre. Na Agricultura, esta tecnologia pode fornecer informações e parâmetros para análise da plantação, demarcação de plantio, acompanhamento da cultura e tomada de decisão quando da intervenção para a melhoria da produção.

Os drones chegaram não só para “ficar”, mas sim para provocar uma verdadeira revolução na agricultura!

Curso: Drones para Agricultura

O curso Drones para Agricultura acontecerá no dia 26 de Outubro, das 9h às 17h30, no Hotel Meliá em São Paulo – SP e faz parte da programação do Fórum DroneShow 2017.

Até mesmo o setor agrícola vem sofrendo com a atual crise econômica. Logo, é fundamental a otimização de recursos através da diminuição dos custos e maximização da produção. A Agricultura de Precisão é a ferramenta mais eficaz para obter estes resultados, e os Drones podem – e devem – ser aliados nessa tarefa. Aprenda neste curso como você também pode chegar lá.

Tópicos do curso:

• Potenciais usos de drones em agricultura e o mercado
• Tipos de drones – Multirrotores x Asas fixas
• Sensores e possibilidades de dados a serem gerados
• Captação de imagens em campo
• Processamento de imagens
• Geração de ortomosaicos, MDS, MDT e curvas de nível
• Classificações de imagens
• NDVI e mapeamento de deficiências, pragas e doenças
• Inventário, contagem de indivíduos e falhas de plantio em cultivos perenes e temporários
• Aplicação das informações e interface com agricultura de precisão
• Desafios técnicos, legais e comerciais para o uso de drones em agricultura

George LonghitanoInstrutor: George Longhitano

Fundador e diretor da G drones. Geógrafo pela FFLCH-USP, mestre em Geoprocessamento pela EP-USP, doutorando em Ciência Ambiental pelo IEE-USP, pesquisa aplicações de VANTs desde 2005. Atuou como coordenador técnico em consultorias ambientais por 10 anos e como professor universitário das disciplinas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto por 5 anos.

 

button (1)