O Projeto Temático “Fluorescência tridimensional da matéria orgânica sólida (MOS) obtidas em amostras brutas de solo: Desafio metodológico”, realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, está com uma oportunidade para pós-doutorado com Bolsa da FAPESP. Os interessados devem se inscrever até dia 17 de novembro.

Bolsista atuará na área de fluorescência da matéria orgânica de amostras sólidas. Inscrições até 17 de novembro (foto: FotoDutch / Wikimedia)
Bolsista atuará na área de fluorescência da matéria orgânica de amostras sólidas. Inscrições até 17 de novembro (foto: FotoDutch / Wikimedia)

A pesquisa tem como objetivo elucidar os processos físicos e químicos envolvidos nos mecanismos de fluorescência da matéria sólida em solos orgânicos e desenvolver uma metodologia que permita seu uso.

Como se trata de um projeto multidisciplinar, é desejável que o pesquisador tenha habilidades combinadas na caracterização espectroscópica da matéria orgânica do solo. O candidato deve estar familiarizado com o UV-Vis EEMFS aplicado a amostras sólidas. Deve também ter competências em processamento de sinal, óptica e química de matéria orgânica natural.

As inscrições devem ser enviadas à professora Célia Regina Montes (crmlauar@usp.br), com a seguinte documentação: 1) carta de motivação, 2) duas cartas de referência; 3) curriculum vitae com artigos publicados e evidenciando as habilidades para conduzir o projeto.

A seleção será feita, inicialmente, com base na avaliação do currículo dos candidatos e na carta de motivação. Posteriormente, será realizada uma entrevista pessoal ou por videoconferência para um número máximo de seis candidatos, selecionados na primeira etapa de avaliação. Nesta etapa serão avaliadas as habilidades do candidato em questões pertinentes ao projeto.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1776.

A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: FAPESP