‘Com a adoção do referencial SIRGAS2000 em 2005, a área de Geodésia do IBGE, na sua responsabilidade de gestor do Sistema Geodésico Brasileiro, foi além do estabelecimento de estações geodésicas, iniciando uma nova era, onde o acesso ao referencial geodésico se dá através de serviços web, entre outras aplicações disponibilizadas no seu portal.

Esta evolução na obtenção de informação georreferenciada em um sistema de referência compatível com os Sistemas Globais de Navegação por Satélites (Global Navigation Satellite Systems-GNSS) foi conquistada com as parcerias realizadas entre o IBGE e instituições nacionais e internacionais.

No âmbito do Projeto Mudança do Referencial Geodésico-PMRG, foi estabelecida uma colaboração para transferência de tecnologia entre os governos do Brasil/IBGE e Canadá/NRCan-Natural Resources Canada, uma vez que o Canadá já havia passado pela experiência de adotar um referencial geodésico compatível com o GNSS.

Na época, o serviço online CSRS-PPP (Canadian Spatial Reference System Precise Point Positioning) para pós-processamento de dados GNSS estava em operação no portal do NRCan e já fazia sucesso junto a usuários de várias partes do mundo.

Coube ao IBGE o desafio de adaptar este serviço para as necessidades dos usuários brasileiros, fornecendo resultados oficiais em SIRGAS2000. Desse modo, em abril de 2009 o serviço online IBGE-PPP (Posicionamento por Ponto Preciso) foi disponibilizado gratuitamente no portal do IBGE, fazendo uso do software do CSRS-PPP.

Por fornecer soluções em menos de 24 horas após a realização do levantamento, o serviço IBGE-PPP pode ser utilizado pelo profissional ainda no campo, o que permite verificar os seus resultados antes de deixar o local de trabalho, otimizando assim seus recursos e tempo.

Disponível através da página www.ppp.ibge.gov.br, o IBGE-PPP vem registrando um crescimento anual de aproximadamente 30% no número de processamentos realizados, alcançando desde o seu lançamento um total de mais de 950 mil resultados submetidos por mais de 32 mil usuários distintos! Somente no mês de setembro deste ano foram realizados 72067 processamentos submetidos por 4798 usuários. Vale destacar que o serviço tem se mostrado popular não apenas para posicionamentos no Brasil, mas também em outros países sulamericanos.

Um dos fatores que impulsionou o seu uso foi a lei Nº 10.267 de 28/08/2001, que estabelece que as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, constantes no memorial descritivo, devem ser georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro. O Manual Técnico de Posicionamento do INCRA indica o uso do IBGE-PPP aos profissionais que atuam nessa área.

As estatísticas de uso do serviço indicam que em 73% dos processamentos realizados foram obtidas precisões melhores que 10 cm, e que, deste universo, 80% tiveram precisões melhores que 2 cm, confirmando que o público usuário deste serviço busca, em sua grande maioria, o alcance de coordenadas de boa qualidade.

Em reconhecimento à sua importância e à parceria com o NRCan, o serviço IBGE-PPP foi citado recentemente nos seguintes artigos publicados pelo NRCan:

Klatt, C., & Johnson, P. A Survey of Surveys: The Canadian Spatial Reference System Precise Point Positioning Service. GEOMATICA, 2017, 71(1): 27-36, https://doi.org/10.5623/cig2017-103