Evento reúne iniciativa pública e privada para debater questões inerentes ao GIS nos serviços públicos

Na próxima quinta-feira (23/11) a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Pinhais (PR) realizará pelo sétimo ano consecutivo o GIS Day.

O evento, que reúne iniciativa pública e privada em um ciclo de palestras e workshops, é gratuito e destinado a toda comunidade GIS (analistas, desenvolvedores, usuários, etc.), tendo destaque as questões inerentes aos serviços públicos.

Diariamente o GIS ou SIG – Sistema de Informações Geográficas – é utilizado por milhões de pessoas no mundo. Na Prefeitura de Pinhais, diversos setores utilizam as ferramentas produzidas e distribuídas pela equipe de Geoprocessamento do Departamento de Planejamento Urbano.

Incorporando mapas, tabelas e análises em seus processos, agregando a informação espacial aos protocolos, dando velocidade e credibilidade às respostas dos mesmos, as secretarias municipais têm usufruído dos benefícios da geotecnologia com sucesso.

Desde 2011, servidores passam por oficinas de Geoprocessamento e utilização de Webmaps desenvolvidas e ministradas pelos técnicos do SIG Municipal. Nas oficinas são apresentadas ferramentas e serviços customizados e aprimorados a partir da utilização do mapa.

A sétima edição do GISday Pinhais ocorrerá no dia 23 de novembro de 2017, das 8h30 às 17h, no Auditório da Secretaria de Educação localizado na Avenida Iraí, 696 – Weissopólis (acesso ao estacionamento pela Rua Rio Negro).

Sobre o GIS Day

Desde 1987, no mês de Novembro, a National Geographic Society incentiva a comemoração da Semana da Conscientização da Geografia promovendo a alfabetização geográfica em escolas, comunidades e organizações. Nesta interessante iniciativa está o Dia Mundial dos Sistemas de Informações Geográficas, o GIS Day.

O GIS Day é um evento global que reúne milhares de pessoas em mais de 100 países para celebrar as Geotecnologias e demonstrar o quanto a Geografia faz diferença em nossas vidas. Esta data é uma oportunidade dos profissionais de tecnologia geoespacial demonstrarem à comunidade os recursos e aplicações dos Sistemas de Informações Geográficas.