Mapas políticos regionais proporcionam uma visão geral e integrada dos aspectos políticos e geográficos de cada região

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou na última quinta-feira (23/11) a nova versão atualizada dos mapas político-administrativos das regiões brasileiras.

A última atualização foi realizada em 2009. Para impressão, utilizar tamanho A0 (841 cm de altura por 1,18 metro de largura). Os mapas estão disponíveis aqui em formato PDF.

O mapa abrange os 5.570 municípios brasileiros e traz informações sobre os limites geográficos estaduais e internacionais, do sistema rodoviário e das feições hidrográficas do Brasil, além de símbolos que permitem identificar portos, aeroportos e municípios conforme o tamanho da população.

“Os mapas políticos regionais proporcionam uma visão geral e integrada dos aspectos políticos e geográficos de cada região, com diversas possibilidades de uso como atividades escolares, gestão pública e privada, planejamentos diversos e logística”, destaca Leila Freitas, uma das responsáveis pela coordenação do projeto.

Para a produção da versão 2017 dos mapas, foram utilizadas informações da Base Cartográfica Contínua do Brasil, ao milionésimo – uma plataforma digital com a representação cartográfica do país, atualizada regularmente. Os dados são referentes a 2016.

Informações Técnicas

Os Mapas Políticos Regionais são mapas murais de cada uma das cinco regiões do Brasil, que contemplam os limites estaduais e internacionais, as sedes de todos os municípios de cada estado, os principais elementos do sistema de transportes e as feições hidrográficas.

Mapa Mural é a publicação com escala de maior detalhamento possível que cobre todo o território da unidade representada em dimensões manuseáveis.

Os mapas políticos regionais proporcionam uma visão geral e integrada dos aspectos políticos e geográficos de cada região, com diversas possibilidades de uso como atividades escolares, gestão pública e privada, planejamentos diversos e logística.

As informações cartográficas retratadas nos mapas políticos regionais são classificadas conforme as seguintes categorias:

• Hidrografia – corpos d’água, ilhas, recifes e áreas sujeitas à inundação

• Sistema de transportes – rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos

• Localidades – todos os municípios do país, classificados em cinco níveis, segundo a quantidade de habitantes

• Limites – internacionais (caráter informativo) e estaduais

• Mar Territorial

Os elementos da hidrografia e do sistema de transportes estão representados em função da relevância e adequação à escala.