Conteúdo produzido pela escola de empreendedorismo meuSucesso.com apresenta conceitos aplicáveis em empresas brasileiras de diversos portes e segmentos

Carros autodirigidos e inteligências artificiais capazes de resolver problemas não estão mais limitados à ficção científica. Cada vez mais, esses e outros avanços tecnológicos estão presentes no nosso cotidiano, afetando a forma como interagimos com o mundo e também como fazemos negócios. Pensando em preparar o empreendedor brasileiro para esse cenário de mudanças, a escola digital de empreendedorismo meuSucesso.com lança a série Trends (tendências, em inglês).

“A quarta revolução industrial está aqui, e representa uma evolução de mais amplitude e profundidade do que todas as outras. Nosso objetivo é trazer ao empreendedor informações sobre o que está causando essa transformação e como o seu negócio pode se beneficiar dela”, afirma Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com.

Big data, inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual e carros autônomos são os principais assuntos abordados na série, que foi gravada no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e conta com a participação de grandes nomes desses temas, como Curtis Sasaki, VP de internet das coisas na Samsung Strategy and Innovation Center, e Annie Lien, especialista e consultora em carros autônomos.

Exemplos de usos cotidianos dessas tecnologias não faltam. A ferramenta de reconhecimento facial do Facebook, que sugere marcações nas fotos, é fruto de inteligência artificial, assim como a correção automática dos termos buscados no Google. Bots para atendimento ao cliente também são exemplos disso. “Às vezes, os exemplos são tão triviais que não nos damos conta. Quando fazemos uma compra em um e-commerce e a loja sugere novos produtos com base no nosso perfil, ou quando um serviço de streaming sugere novos filmes ou músicas a partir do que já consumimos, isso envolve diversos desses conceitos que exploramos na série”, explica Magaldi.

Mais do que apresentar esses assuntos, o objetivo da produção é aproximar os temas da realidade dos empreendedores brasileiros, independentemente do porte e do segmento. Para isso, além do material gravado no Vale do Silício a série vai contar com talk shows com especialistas brasileiros, que vão falar sobre a aplicabilidade daquele conceito na realidade nacional. Os episódios da série Trends entram na plataforma às segundas-feiras, e o talk show do tema correspondente, às quartas.

Para comentar Big Data, o convidado é Fernando Lemos, vice-presidente de Inovação e Transformação Digital da Oracle na América Latina. Para Inteligência Artificial, o talk show vai contar com a presença de Fábio Scopeta, Diretor de Engenharia e Inovação da Microsoft América Latina. Já o tema Internet das Coisas será abordado por Nagib Nassif Filho, sócio e CEO da Bolha – Estúdio de Inovação Digital. Fernando Godoy, Fundador da Flex Interativa, vai comentar Realidade Virtual, e Tallis Gomes, fundador do Easy Táxi, falará sobre carros autônomos.

“Para nós é essencial tropicalizar os conceitos para que os alunos percebam que isso tudo está acontecendo aqui e agora. Entender a velocidade das mudanças e seu potencial é uma questão de sobrevivência – se o empreendedor não se adaptar, seu produto ou serviço pode acabar ficando obsoleto”, afirma Magaldi.

No dia 27 de novembro, será realizado, em São Paulo, o evento de pré-estreia da série. Além da exibição de parte do documentário feito nos Estados Unidos, haverá um bate papo com Ricardo Cavallini, fundador da plataforma de educação e inovação Makers Brasil e um dos líderes do projeto da construtora Vitacon, especializada em apartamentos compactos, de construir em 2018 seu primeiro condomínio totalmente pronto para a era da internet das coisas. O evento conta ainda com a participação de Vicente Carrari, gerente de negócios dos segmentos de indústria, educação e governo do Google.

O evento será no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041) a partir das 20h30. As inscrições devem ser feitas pelo www.meusucesso.com.

MundoGEO#Connect 2018

A oitava edição do evento anual MundoGEO#Connect 2018 é uma realização da MundoGEO, empresa de comunicação e promoção de eventos fundada em 1998 e atualmente líder na América Latina no setor geoespacial e de drones.

A MundoGEO tem como propósito conectar a cadeia produtiva do setor com a comunidade usuária, acadêmica e as entidades públicas reguladoras. Desta forma, geramos condições do mercado voltar a crescer de forma sustentável, priorizando a qualidade dos serviços e produtos ligados a este segmento.

No próximo ano, dentre os temas destaque durante o evento que será realizado de 15 a 17 de Maio, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo – SP, haverá um seminário sobre Disrupção no setor de Geo (15/5)

Confira a programação!