Evento do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience abordará temas como digitalização da lavoura, sensoriamento remoto e análise de dados

Pesquisadores, empresários e especialistas em agricultura de precisão, agropecuária digital e inovações voltadas para a produção agrícola participam no próximo dia 29 do Workshop eScience: O Rural na Era Digital. As apresentações e debates do evento terão foco na e-Agriculture, área de pesquisa que utiliza tecnologia da informação para identificar, gerenciar e oferecer soluções a desafios para as atividades da produção rural.

workshop, que acontece na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), vai abordar temas relacionados às mudanças climáticas, fauna, flora, conectividade digital, uso de microssenssores para coleta de dados, Internet das Coisas (IoT) e coleta e análise de grandes volumes de dados (Big Data).

O evento é promovido pelo Programa FAPESP de Pesquisa em eScience, que apoia projetos que integram a modelagem computacional e infraestrutura de dados e pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

Também estarão em pauta temas como digitalização da lavoura, infraestrutura digital para armazenamento de informações, métodos computacionais para análise de dados agrometeorológicos e sensoriamento remoto para monitoramento agrícola.

Participam do evento pesquisadores da Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), e da Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD); da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp; do Departamento de Solos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); do Instituto de Zootecnia, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

 

Empresas inovadoras

A programação do evento também inclui relatos de projetos de pesquisa realizados por cinco empresas apoiadas pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), três deles sobre tecnologias para inovar o sistema de produção de cana-de-açúcar.

A GPS Agrimensora, por exemplo, trabalha em uma tecnologia de código aberto baseada em levantamento topográfico de canaviais para posicionamento preciso de equipamentos para plantio e colheita. Produzidas por diferentes fabricantes, as máquinas são equipadas com pilotos automáticos orientados por sistemas de posicionamento específicos.

O projeto da IDGeo – Inteligência em Dados Geográficos, por sua vez, utiliza sensores remotos para detectar, informar gestores e avaliar alterações no canavial em curtos espaços de tempo, contribuindo para aumento da qualidade da planta e longevidade das lavouras.

Já a Terratecno Geotecnologias vai apresentar sua solução para extração de informação de imagens aéreas captadas por drones. O objetivo da empresa é elaborar relatórios precisos para tomada de decisão por produtores de pequenas e médias usinas sobre replantio ou outros tipos de intervenções necessárias no canavial.

Outro projeto a ser apresentado no workshop é o da Farm Solutions, também apoiada pelo PIPE da FAPESP. A empresa desenvolve um sistema automatizado de coleta de informações confiáveis para facilitar a operação de tratores agrícolas. Os dados coletados por um controlador eletrônico são transmitidos em tempo real aos gestores do processo por meio de uma plataforma personalizada.

A apresentação da MVisia será sobre uma tecnologia que envolve visão computacional e inteligência artificial. A empresa criou um sistema capaz de analisar imagens de mudas de plantas e classificá-las de acordo com o seu nível de qualidade. A tecnologia foi aplicada na construção do protótipo de um equipamento para seleção e inspeção de mudas de eucalipto.

O workshop será encerrado com o relato da instalação do Centro de Inovação no Agronegócio (CIAg), concebido no modelo parceria público-privada entre a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Shunji Nishimura de Tecnologia e a Jacto Máquinas Agrícolas, em Pompeia, interior de São Paulo. O Centro é parte da estratégia, que também envolve uma aceleradora de startups, para criar um ecossistema de inovação para o setor agrícola naquela região.


Workshop eScience: O Rural na Era Digital

Data e horário: 29 de novembro de 2017, das 9h às 16h30

Local: auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo

Mais informações e inscrições: www.fapesp.br/eventos/ead

MundoGEO#Connect 2018

A oitava edição do evento anual MundoGEO#Connect 2018 é uma realização da MundoGEO, empresa de comunicação e promoção de eventos fundada em 1998 e atualmente líder na América Latina no setor geoespacial e de drones.

A MundoGEO tem como propósito conectar a cadeia produtiva do setor com a comunidade usuária, acadêmica e as entidades públicas reguladoras. Desta forma, geramos condições do mercado voltar a crescer de forma sustentável, priorizando a qualidade dos serviços e produtos ligados a este segmento.

No próximo ano, Geo na Agricultura e Silvicultura de precisão serão alguns dos temas destaque durante o evento, que será realizado de 15 a 17 de Maio, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo – SP.

 

Fonte: Dronegócios