Você já parou para pensar como a responsabilidade Geográfica está contextualizada no Licenciamento Ambiental? Participe da nossa palestra online gratuita e fique por dentro!

A Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 225, reconhece que todos os cidadãos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

No entanto, a indicação das áreas de preservação e sua compatibilização com as atividades econômicas ainda surgem como desafios ao desenvolvimento econômico-ambiental.

O licenciamento ambiental, assim, emerge como um conjunto de regras que assumem o papel de garantir o controle das atividades humanas que impactam as condições ambientais.

Esse controle é exercido pelos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) de forma efetiva, pois permite a análise de padrões de impactos ambientais, assim como a visualização do espaço de forma georreferenciada.

Os ganhos de produtividade são evidentes como: orientação de esforços de campo, confecção de inventários ambientais e elaboração de documentos cartográficos no apoio a gestão ambiental.

Para trazer tudo isso na prática, será realizado um webinar no dia 6 de fevereiro às 14h (hora de Brasília) sobre SIG para o Licenciamento Ambiental.

Esta palestra online vem com o objetivo de apresentar a relação entre a legislação e o uso do SIG, as potencialidades do sistema e as ferramentas de gestão utilizadas para a gestão ambiental.

Neste evento serão abordados os ganhos de produtividade em utilizar os SIG em projetos de Licenciamento Ambiental e será mostrado, ainda, como orientar esforços de campo, confeccionar inventários ambientais e elaborar documentos cartográficos no apoio à gestão ambiental.

Fonte: GEOeduc

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: