Mesmo com prazo do CAR ainda vigente, nove estados e o Distrito Federal iniciaram a análise dos 4,7 milhões de cadastros recebidos

Nove estados e o Distrito Federal já estão prontos para iniciar a análise dos mais de 4,7 milhões de cadastros recebidos pelo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

Amazonas, Acre, Ceará, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Rondônia, além do Distrito Federal receberam a chamada implantação assistida do Módulo de Análise, que consiste na capacitação do corpo técnico dos órgãos competentes e na instalação do sistema que automatiza parte do processo.

Expectativa é que até o final do ano todos os estados que utilizam o Sicar já estejam operando a ferramenta.

O Módulo de Análise, desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Universidade Federal de Lavras, visa dar celeridade e segurança para a análise dos cadastros recebidos. Por meio de filtros automáticos, o módulo detecta inconsistências como sobreposições com outros imóveis rurais, com unidades de conservação e terras indígenas, além de identificar áreas embargadas pelo Ibama.

Os cadastros que tiverem inconsistências receberão uma notificação por meio da Central do Proprietário/Possuidor e poderão corrigir ou justificar a pendência detectada.

O prazo final para fazer o CAR vai até 31 de maio de 2018. Os imóveis rurais que não fizerem o cadastro dentro do prazo deixarão de ter acesso aos Programas de Regularização Ambiental (PRA) e outros benefícios previstos no Código Florestal. A partir da data, o recibo do CAR também será obrigatório para os produtores rurais que precisarem acessar a crédito agrícola.

CAR será exigido por bancos a partir de junho

A partir de 1° de junho, produtores rurais precisarão estar no CAR para ter acesso a crédito. Os bancos só poderão liberar os recursos para quem estiver inscrito.

Com isso, proprietários de imóveis rurais têm até 31 de maio de 2018 para realizar a adesão ao banco de dados.

O CAR é importante para melhorar políticas públicas para a agropecuária e tornar o setor ainda mais eficiente. Segundo o último relatório do Serviço Florestal Brasileiro, 4,7 milhões de imóveis rurais estão cadastrados:

Gestão Inteligente de Imóveis Rurais

Este tema será destaque na programação do MundoGEO#Connect 2018, que será realizado de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes:

Com informações da Assessoria de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro (SFB)