Da decisão à ação geográfica, entenda como a transformação digital já modificou os negócios

transformacao digitalA chamada Transformação Digital tem impactado diretamente todos os setores da sociedade, levantando discussões desde como ensinar e formar novos profissionais frente aos desafios atuais às estratégias de decisão e ação dos Governos e Corporações de qualquer porte.

Mais do que uma dimensão de análise, o Espaço Geográfico deve ser entendido e apreendido por estes: olhar o mapa e tomar decisões com base em análises, agregando valor às marcas.

Empresas precisam pensar novos modelos de negócio, incluindo formas de interação com seus clientes, trazendo expansão e lucratividade para o negócio…

A transformação digital JÁ modificou seu negócio!

Para debater estas questões, foi realizada uma palestra online no dia 23 de janeiro passado com Abimael Cereda Junior, da Georesults/Geografia das Coisas, com a moderação de Eduardo Freitas, da MundoGEO e DroneShow:

Assista o replay na íntegra

“Iniciar 2018 com este webinar, em parceria com o MundoGEO, mostra que chegou a hora de mais ‘ação’ na ‘tomada de decisão’ das empresas e governos, que já vivenciam a Transformação Digital e só encontrarão na Inteligência Geográfica – Geografia e Tecnologia unidas – respostas ao seus problemas de negócio”, comenta Abimael. “Os participantes tornaram a discussão extremamente rica, demonstrando que espaços digitais como este suscitam a criatividade, empreendedorismo e inquietações à novas respostas”, comemora.

“Mais de 275 pessoas já assistiram esta palestra online, que foi a primeira do ano no setor de Geotecnologia e deu o tom do que vem por aí em 2018, ou seja, estaremos constantemente sendo desafiados a sairmos da zona de conforto e abraçarmos a transformação digital como uma oportunidade – que realmente é – e não como uma ameaça”, comenta Eduardo. “Pelas palavras do Abimael, acredito que os participantes ficaram convencidos de que a transformação digital já modificou, sim, os negócios em vários setores, e no de Geotecnologia e Drones não seria diferente”, conclui.

Oportunidades para um novo momento…

Aplicativos móveis, Big Data/Computação cognitiva, Nuvem e Engajamento Digital. Tais pilares da chamada Transformação Digital tem impactado diretamente todos os setores da sociedade, desde como ensinar e formar novos profissionais frente aos desafios atuais, bem como nos Negócios, onde Governos e Corporações – do pequeno ao grande – buscam a integração de tecnologias existentes para otimização e resolução de seus problemas de negócio.

Seja uma empresa analisando seus pontos de venda e potenciais clientes, uma indústria visando novos centros produtores e consumidores, o agronegócio maximizando a produtividade por hectare ou governos que devem planejar e intervir de maneira cidadã, estas têm em comum o Espaço Geográfico, a ser entendido e apreendido pela Inteligência Geográfica, ou seja, a Geografia e Tecnologias integradas para olhar o mapa, tomar decisões com base em dados e análises e agir no menor tempo e custo possível.

Graças ao exponencial avanço tecnológico, vivemos em uma sociedade em rede, ágil e conectada; se antes o Geoprocessamento, SIG/GIS, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Localização eram complexos (e de alto investimento), incluindo configurações de hardware, software e restritos a um pequeno número de superespecialistas, hoje estão intuitivos e disponíveis no dia a dia de qualquer pessoa.

Como Empresas e Governos Inovadores já estão vivenciando a Transformação Digital para o entendimento, tomada de decisão, ação territorial e retorno de seus investimentos em Tecnologias da Informação?

Estes temas serão destaque no curso Da Decisão à Ação Geográfica, que vai acontecer no dia 15 de maio das 13h30 às 19h como parte da programação do MundoGEO#Connect 2018. Ao final deste curso, pretende-se que os participantes possam discutir e iniciar mudanças nos processos de negócios que estão envolvidos, incorporando a Inteligência – por meio da Gestão do Conhecimento – e a Transformação Digital em seus fluxos de trabalho, com novas formas de interação entre seus atores e as tecnologias, visando expansão e lucratividade de maneira planejada.

Confira os tópicos que serão abordados:

• A Transformação Digital e os Negócios
– Afinal, do que estamos falando?
– Evolução ou Disrupção
– A Sociedade em Rede
– Ondas e Mudança de Cultura
• Ciclo da Gestão do Conhecimento
– Do Dado à Inteligência
– Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas hoje
– Porque não falar de Geoprocessamento
– A Inteligência Geográfica – Território, Paisagem e Lugar
• O mindset geográfico
– Uma corporação geodata-driven
– Somando para ganhar: CRMs, ERPS, BIs e SIGs
– Quebrando as paredes do “departamento de mapas”
– Estratégias e ações
• Novos paradigmas explanados
– WebGIS: muito além de pontos e rotas no seu dispositivo
– Geodesign: Planejamento e Gestão 4.0
– Metodologia e Sistemas para implementação de soluções
– Design Thinking em Projetos de Inteligência Geográfica
• Da Decisão à Ação na prática
– Pensamento visual: criando seu portfólio de cases em mapas interativos
– Realizando análises espaciais em ambiente WebGIS
– Discussão de Estudos de Caso: Empresas, Smart City e Smart Farm

Confira a programação completa e garanta sua vaga

abimaO instrutor será Abimael Cereda Junior. Geógrafo, professor, consultor e palestrante da Georesults (Geografia das Coisas), atua em Empresas e Universidades apoiando-as a alcançarem resultados por meio da Inteligência Geográfica, com a disseminação de Tecnologias e Geografia em seu estado-da-arte, desenvolvendo habilidades e competências de negócio por meio de capacitação e formação em Agricultura Digital, Cidades Inteligentes e Ensino. Pesquisador colaborador na Unicamp, também é docente em cursos de pós-graduação e extensão, como UFSCar, UERJ e FACENS. Com Especialização em Geoprocessamento, Mestrado e Doutorado em Engenharia Urbana, tem como área de pesquisa e atuação a incorporação da Inteligência Geográfica nos processos de planejamento e gestão público e privado, bem como o desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas para análise espacial de dados geográficos, para além das Smart Cities e Smart Farms.

Nos vemos lá!

Fonte: MundoGEO#Connect