Listamos neste artigo os 5 principais motivos para utilizar arquivos no formato Hatanaka ao realizar o PPP. Fique por dentro!

Por Margarete Maria e Ivan Leonardi

O Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) do IBGE é um serviço online gratuito para o pós-processamento de dados GNSS (Global Navigation Satellite System), que faz uso do programa CSRS-PPP (GPS Precise Point Positioning) desenvolvido pelo NRCan (Geodetic Survey Division of Natural Resources of Canada).

Ele permite aos usuários com receptores GPS e/ou GLONASS, obterem coordenadas referenciadas ao SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) e ao ITRF (International Terrestrial Reference Frame) através de um processamento preciso.

No Brasil, este sistema é muito utilizado por profissionais para fazer Georreferenciamento de Imóveis Rurais, uma vez que este método de processamento é aceito pelo INCRA. Para sua utilização, é necessário apenas que o usuário informe o arquivo de observação no formato Rinex ou Hatanaka.

Mas afinal, utilizar arquivos Rinex ou Hatanaka para o processamento?

A resposta é: Hatanaka. Mas, por quê? A compactação Hatanaka foi desenvolvida pelo japonês Yuki Hatanaka e é largamente utilizada por usuários de GNSS.

Abaixo listamos 5 motivos para fazer o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) através deste formato:

1 – Reduz consideravelmente o arquivo de observações, uma vez que este poderá conter todas as observáveis rastreadas das constelações GPS, GLONASS, GALILEO, Beidou e SABS

2 – Economia de espaço nos dispositivos de armazenamento do usuário

3 – Download com maior desempenho nas transferências

4 – Programa para descompressão totalmente gratuito

5 – Maior disponibilidade de dados (série histórica) no repositório online

Curso ensina como realizar o PPP com Hatanaka

No dia 8 de fevereiro de 2018, o Instituto GEOeduc irá realizar um treinamento online que ensinará tudo sobre a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) e como realizar o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) através do formato Hatanaka.

Durante o evento – que terá transmissão ao vivo -, os participantes poderão interagir com a especialista Margarete Maria, enviar todas as dúvidas sobre o tema, terão suporte durante 3 meses e direito a certificado de participação.

Gestão Inteligente de Imóveis Rurais

Este tema será destaque na programação do MundoGEO#Connect 2018, que será realizado de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes:

Fonte: GEOeduc