Questionário permitira contribuição mais qualificada e direcionada aos quesitos de interesse dos usuários, bem como uma avaliação sistemática por parte das áreas produtoras

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá realizar no ano 2020 o próximo Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da nossa população e das suas características socioeconômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.

Para que isso seja possível, a operação censitária deve satisfazer a demanda da sociedade por informações, buscando identificar e garantir a relevância e a adequação dos dados levantados, bem com a eficiência e eficácia do uso dos recursos aplicados.

Com o intuito de captar e analisar as demandas dos usuários, o IBGE iniciou no último dia 19 de fevereiro uma ampla consulta pública através de um questionário online, que permite a participação dos de todos os cidadãos no planejamento e na definição do conteúdo e da metodologia do censo demográfico 2020.

O questionário permite uma contribuição qualificada e direcionada aos quesitos de interesse, bem como uma avaliação sistemática por parte das áreas produtoras, baseada em um modelo de critérios técnicos transparentes de priorização de demandas previamente definidos, disponíveis no site da consulta.

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: