Webinar vai abordar como usar todo o poder das análises geográficas nos estudos ambientais. Registre-se para assistir e tirar dúvidas ao vivo

A garantia da sustentabilidade ambiental do desenvolvimento econômico e a manutenção de um meio ambiente equilibrado depende de uma série de análises, regras e estudos detalhados.

Para trabalhar com este conjunto de informações, uma ferramenta fundamental que apoia no desenvolvimento de soluções ambientais é o Sistema de Informação Geográfica (SIG).

E para trazer tudo isso a comunidade, será realizado um webinar nessa quarta-feira (28/3) a partir das 19h (hora de Brasília).

Neste evento, com duração aproximada de 1 hora, será mostrado como os recursos de análise geográfica podem aprimorar os estudos ambientais, do ponto de vista de dimensionamento de impactos.

No curso, a ser lançado nesse webinar, serão expostos recursos de análise geográfica e como o SIG auxilia na espacialização dos instrumentos de gestão de recursos, estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos. Com os treinamentos, o aluno se tornará apto a iniciar e desenvolver projetos ambientais de qualquer natureza.

Confira a ementa completa do webinar sobre Análise Geográfica para Gestão Ambiental:
• Meio Ambiente e Economia
• Impacto Ambiental
• Instrumentos Jurídicos de Redução de Impactos
• Contexto Espacial de Impactos
• Política Nacional de Recursos Hídricos
• Gestão de Recursos Hídricos
• Sistemas de Informações Geográficas
• Impacto Social dos SIG

O palestrante será Arthur Paiva, Engenheiro Cartógrafo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente consultor e instrutor do instituto GEOeduc, possui 5 anos de experiência em softwares GIS e de Processamento Digital de Imagens. Apresenta conhecimentos em assuntos como, geoestatística, geomarketing, análise ambiental, gestão de banco de dados dentre outros temas. Atuou como suporte técnico e na confecção de materiais de cursos de extensão em geotecnologias pelo Laboratório de Geoprocessamento da UERJ (LABGIS UERJ). Possui experiência na área de agrimensura, como no mapeamento de estradas e túneis a partir de levantamentos geodésicos (Diferencial, estático e RTK) e a partir de levantamentos com equipamentos topográficos, como estação total, Laser Scanner fixo e o Laser Scanner Móvel (acoplado em automóvel).

Com informações do Instituto GEOeduc.

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: