O IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim terá Curso de Especialização em Georreferenciamento de imóveis Rurais com disciplina de Utilização de VANT e Processamento de imagens obtidas com VANT

Foram iniciados os trabalhos para a criação de um Curso de Pós-graduação lato sensuem Georreferenciamento de Imóveis Rurais no Campus Senhor do Bonfim.

O objetivo geral é qualificar os profissionais do Sistema CONFEA/CREA para o trabalho de levantamento georreferenciado e análise de processo de regularização dos imóveis rurais, nos termos da Lei 10.267 de 2001.

Este curso, de feição transdisciplinar, proporcionará um conjunto de conhecimentos de Geoinformação que poderá ser utilizado entre diversas modalidades profissionais, tornando-se imprescindível para projetos voltados à organização, planejamento e gestão do espaço geográfico rural.

O curso oferecerá a comunidade em geral e, especialmente aos profissionais ligados ao Sistema CONFEA/CREA, treinamento Profissional em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, em nível de especialização, nos termos da Lei n° 10.267, objetivamente no que concerne às exigências para a regularização de propriedades rurais junto ao INCRA.

A proposta deve privilegiar o formato do curso através de módulos, perfazendo o total de 360 horas/aula, com as seguintes disciplinas e cargas horárias: Topografia Aplicada ao Georreferenciamento; Sistema Global de Navegação por Satélite – GNSS; Ajustamento de Observações; Sensoriamento Remoto; Sistema de Informação Geográfica – SIG; Desenho Assistido por Computador (CAD); Cadastro Territorial Rural; Técnica de Elaboração de Laudos; Agricultura Digital; Sistemas de Automação Topográfica; Georreferenciamento com Utilização de VANT e Processamento de imagem obtidas com VANT.

Para desenvolver os trabalhos relativos à criação do curso foi composta uma comissão com a participação dos servidores do IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim: Profª M.Sc. Karina Viana dos Santos, Prof. M.Sc. Florisvaldo Mesquita dos Santos, Profª. Drª Edvanda Silva Rocha Reis e Prof. M.Sc. Edeil Reis do Espírito Santo.

“Considerando, além da necessidade demandada, a disponibilidade de estrutura física e de equipamentos, além da tradição deste Campus na cultura de Geoinformação, através da promoção de eventos de amplitude nacional e, notadamente no que se refere ao Georreferenciamento de imóveis rurais e a vanguarda na utilização de VANT – Veículos Aéreos Não Tripulados, dentre outras tecnologias, o ambiente é favorabilíssimo para comportar iniciativas de educação e pesquisa aplicada nesta área de conhecimento” – explica o Prof. Dr. Vandemberg Salvador – autor da iniciativa.

Gestão Inteligente de Imóveis Rurais

Este tema será destaque na programação do MundoGEO#Connect 2018, que será realizado de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes: