Workshop teve como objetivo apresentar os sistemas europeus de satélites e discutir oportunidades com os interessados. MundoGEO esteve presente no evento a convite da organização do evento

Um Workshop de Cooperação Brasil-União Europeia em navegação por satélite foi realizado nos dias 12 e 13 de julho de 2018, no Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), com o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Parque Tecnológico São José dos Campos.

A convite da organização, o diretor da MundoGEO, Emerson Granemann, esteve presente no Workshop em São José dos Campos para conhecer os planos atuais e futuros da União Europeia no setor de Geo (Galileo, Copérnico, etc). A MundoGEO já participou em atividades de cooperação tecnológica Brasil-UE através dos projetos Latino, Encore e Coregal.

O objetivo deste workshop foi apresentar os sistemas europeus de satélites, com ênfase em navegação e monitoramento, discutir oportunidades com os interessados brasileiros nessas atividades, além de identificar possibilidades de cooperação entre empresas, governos e instituições de pesquisa do Brasil e da Europa.

Galileo e Copernicus

A União Europeia desenvolveu sistemas de navegação e monitoramento por satélite com níveis inéditos de alta precisão, segurança e confiabilidade. Esses sistemas – Galileo e Copernicus – foram apresentados por especialistas do Programa Espacial Europeu e da indústria espacial europeia, considerando as especificidades do Brasil e do mercado brasileiro.

Este workshop forneceu informações sobre oportunidades de utilização dos sistemas Galileo e Copernicus para diferentes setores empresariais, órgãos públicos e instituições de pesquisa, e também foi uma chance de identificar oportunidades para cooperação Brasil-União Europeia na área espacial.

Além dos palestrantes, estavam presentes aproximadamente 80 participantes das empresas Geovector, Santiago & Cintra Consultoria, Visiona, Nexus, Indra, Grupo Criar, entre outras.

Confira a programação completa

Horizon 2020

O programa Horizon 2020 é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia, promovendo a transferência de tecnologia e inovação entre Academia e Indústria.

O H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes: Excelência Científica; Liderança Industrial; e Desafios Societais.

Candidatos brasileiros são elegíveis para participar do programa Horizon 2020. O apoio financeiro é concedido mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.

Geodésia e Sensoriamento Remoto no MundoGEO#Connect 2018

Os temas Geodésia e Sensoriamento Remoto esteve em destaque nas atividades do MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista. Confira este vídeo com um resumo do evento:

O MundoGEO#Connect 2019 já está marcado para 25 a 27 de junho em São Paulo (SP).