O livro da Editora Mackenzie, que será lançada durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, reúne a história e o desenvolvimento do Sistema de Informação Geográfica (SIG)

No dia 8 de agosto, a Editora Mackenzie lança o livro “O mundo das geotecnologias Subtítulo: ferramentas de análise e representação territorial” das autoras Carolina Bracco Delgado de Aguilar, Eleana Patta Flain e Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, durante o 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A obra é um material introdutório à fundamentação de conhecimento inicial ao mundo das Geotecnologias, em grande expansão nos últimos anos.

O lançamento será no estande L050, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias – ABEU, localizado na Rua XX. A 25ª Bienal acontece entre os dias 3 a 12 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com o tema “Venha fazer esse download de conhecimento” e vai reunir profissionais da cadeia produtiva do livro, como: escritores, tradutores, capistas, editores e livreiros.

As autoras abordam a evolução das Geotecnologias que atualmente fazem parte do cotidiano de humanidade e vêm se expandindo e evoluindo rapidamente, com períodos cada vez mais curtos de transformação e de evolução, visíveis no uso popularizado de aplicativos de mapas em aparelhos celulares, na utilização de imagens ou de fotografias aéreas para identificar rotas (“onde estou” para “onde ir”) ou características territoriais.

Cada capítulo corresponde a um breve panorama do universo de conhecimento e aos aspectos peculiares que poderiam ser tratados e aprofundados individualmente em uma publicação específica. Ao fim de cada capítulo, são apresentados ao leitor dicas de livros e de websites, nos quais é possível aprofundar o assunto, e ainda com um item “Recapitulando”, em que são destacados os principais conceitos abordados sobre cada tema.

Com informações da Assessoria de Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mapas inteligentes

Os mapas inteligentes foram destaque em várias atividades do MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento:

Imagem: Pixabay