Implantação representou desafio durante a obra, tendo em vista sua complexidade por atravessar regiões densamente povoadas e a preocupação em relação à preservação ambiental

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Geoambiente celebram a obtenção da Licença de Operação para a Linha de Transmissão Araraquara 2 – Taubaté junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Trata-se de uma Linha de Transmissão de 500 kV e 334,32 quilômetros de extensão, que perpassa 28 municípios do Estado de São Paulo e irá reforçar o Sistema de Transmissão Nacional.

Segundo o comunicado da Geoambiente, a implantação da LT Araraquara 2 – Taubaté representou um grande desafio para a Copel e para as empresas parceiras que trabalharam durante a obra, tendo em vista a sua complexidade por atravessar regiões densamente povoadas e a preocupação em relação à preservação ambiental.

A Geoambiente participou deste desafio durante o período de 2016 a 2018, gerenciando e fiscalizando a implantação dos Programas e Subprogramas Ambientais previstos na Licença de Instalação e definidos no Projeto Básico Ambiental da obra.

Com presença diária na obra e equipes percorrendo toda a extensão da Linha de Transmissão, a Geoambiente foi responsável pela vistoria e fiscalização ambiental das empresas contratadas pela Copel para a implantação da obra e para a execução dos programas ambientais, tais como Controle ambiental dos procedimentos construtivos; Monitoramento do desmatamento; Resgate e Destinação de Germoplasma; Afugentamento e salvaguarda da fauna; Minimização dos incômodos à população; Reflorestamento; Desmobilização e recuperação de áreas degradadas; Compensação Ambiental e; Preservação, prospecção, resgate e monitoramento arqueológico.

As vistorias ambientais de campo, com o uso do aplicativo Go Field Collector desenvolvido pela Geoambiente, permitiram o controle, rastreabilidade e gestão sobre os dados coletados em campo, todos geolocalizados e de acordo com os requisitos definidos pela Cetesb e garantiram que o empreendimento fosse implantado de acordo com as normas e legislações ambientais vigentes.

A elaboração de Relatórios Técnicos Periódicos de acompanhamento das ações ambientais pela Geoambiente, deram o suporte necessário à manutenção das Licenças de Instalação durante a obra e à obtenção da Licença de Operação junto à Cetesb.

Fato importante a destacar é a validade de 10 anos para a Licença de Operação obtida pela Copel. É o reconhecimento de que na Linha de Transmissão Araraquara 2 – Taubaté, a Copel e Parceiros estão alinhados com os grandes preceitos da Cetesb: mais que o cumprimento à legislação ambiental vigente, as medidas de conservação ambiental representam o compromisso do empreendedor perante a sociedade e as instituições responsáveis pela gestão ambiental, no sentido de conciliar a operação do empreendimento com a manutenção dos recursos naturais e com o desenvolvimento socioeconômico da região.

Geo e Drones na Revolução Industrial 4.0

O impacto da Indústria 4.0 no setor de Geotecnologia e Drones será destaque no próximo MundoGEO#Connect, que será realizado de 25 a 27 de junho de 2019 em São Paulo (SP). Veja um resumo de como foi a última edição: