Lançado o satélite de Observação da Terra GaoFen-11

Foi lançado com sucesso o GaoFen-11 (GF-11), mais um satélite de Observação da Terra chinês, a partir da base de Taiyuan, província de Shanxi, no último dia 31 de julho por meio do veículo lançador de satélites Long March-4B.

O GaoFen-11 (GF-11) terá aplicações no planejamento urbano, topografia, auxílio em projetos infraestrutura, obras de engenharia, monitoramento de modificações ocorridas na paisagem dentre outras.

Seus dados e informações serão utilizados para auxiliar o Belt and Road Initiative (BRI), projeto governamental que objetiva conectar a China com outros países da Ásia, África e Europa, abrangendo aproximadamente 4,8 bilhões de pessoas residentes em 70 países por meio de uma extensa rede de vias marítimas e ligações terrestres.

Em janeiro foram lançados dois satélites da constelação chinesa SuperView-1, complementando a constelação de veículos idênticos com 50 centímetros de resolução espacial nas bandas RGB e IR. Já em março de 2018 foram lançados três satélites da constelação GaoFen-1 e em maio foi lançado o GaoFen-5, que possui sensores hiperespectrais voltados para aplicações de uso e ocupação do solo, poluição do ar e estudos ambientais.

Em junho foi lançado o GaoFen-6, que possui as especificações técnicas similares ao GaoFen-1. O que o diferencia são os novos sensores tecnologicamente mais avançados e com área de imageamento maior (swath). No mesmo lançamento também foi colocado em órbita o satélite experimental Luojia-1, que consiste num CubeSat.

Com informações da TecTerra Geotecnologias

Mapeamento com Drones

O uso de drones em atividades de mapeamento será tema de dois cursos (básico + avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa e garanta sua vaga!

A importância de uma rede altimétrica de alta precisão foi tema de debates no MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista. Confira um resumo do evento: