Há 24 vagas para Mestrado e 10 para Doutorado, com a possibilidade de obtenção de bolsas da Capes e do IBGE. As inscrições vão até 5 de outubro

A partir da última segunda-feira, 20 de agosto, até 5 de outubro, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE abre inscrições para o processo seletivo do seu Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas. São oferecidas até 24 vagas para o Mestrado e até 10 vagas para o Doutorado, contando com bolsas de estudo da CAPES e do IBGE.

A seleção de bolsistas é feita pela ordem de classificação no processo seletivo. As bolsas podem ser concedidas por até 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado, aos alunos que se dedicarem em tempo integral ao curso e não possuírem remuneração por vínculo empregatício, aposentadoria ou pensões.

As provas escritas serão em 15 de outubro e as entrevistas em 3 e 4 de dezembro. O resultado final será publicado em 10 de dezembro. Tanto o mestrado quanto o doutorado da ENCE têm nota quatro no sistema de avaliação da CAPES.

Pós-graduação da ENCE completa 20 anos

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE foi fundada em 1953 e é a primeira escola de Estatística do país. Seu bacharelado em Estatística é o mais antigo em funcionamento no Brasil. Desde 1984, a ENCE oferece cursos de Pós-Graduação lato sensu. Em 1998, foi criado o Mestrado Acadêmico, stricto sensu, em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.

A partir de 2014, o programa mudou sua denominação para Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, alinhado com a aprovação, pela CAPES, para a criação do curso de doutorado de mesmo nome, com sua primeira turma iniciada em março de 2015.

O programa de pós-graduação da ENCE tem duas linhas de pesquisa: População, Território e Condições de Vida, que estuda a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais; e Produção de Estatísticas Públicas, que estuda o planejamento e à condução de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas sobre a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população.

Inscrições podem ser feitas via Sedex

As provas escritas da 1ª e 2ª fases e as entrevistas orais do processo de seleção serão realizadas na sede da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), na Rua André Cavalcanti, 106, Bairro de Fátima, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20.231-050.

Também serão aceitas inscrições por Sedex mas, nesse caso, o prazo final para a postagem é dia 3 de outubro. Os candidatos que optarem por se inscrever desta forma devem enviar um e-mail para secretaria.cpgence@ibge.gov.br informando a data da postagem. O edital do processo seletivo pode ser consultado aqui.

Imagem: Pixabay

Fóruns de Empresários de Geotecnologia e Drones

No dia 7 de novembro será realizada a sexta edição do Fórum Empresarial de Drones e no dia 8 de novembro a segunda edição do Fórum Empresarial de Geotecnologias, dentro da programação do DroneShow Plus 2018, em em São Paulo (SP).

Estes Fóruns apresentam uma continuidade da sequência de encontros da comunidade empresarial, promovidos pela MundoGEO, que acontece desde 2016.

Neste ambiente serão discutidos também novos modelos de negócios, conhecidas as novas demandas do mercado e promovidas cooperações entre as empresas dos setores de drones e geotecnologia.

O moderador do 6º Fórum Empresarial de Drones e do 2º Fórum Empresarial de Geotecnologia será Emerson Granemann, Fundador da MundoGEO, idealizador das feiras DroneShow e MundoGEO#Connect.

Conheça a programação detalhada e garanta sua vaga no DroneShow PLUS