No total são 1440 produtos vetoriais que fornecem um recobrimento total desta região

Por atribuição legal, a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército Brasileiro é responsável pela produção da geoinformação básica de interesse da Força Terrestre e da Sociedade na região sul do País, por intermédio do 1º Centro de Geoinformação (1º CGEO), antiga 1ª Divisão de Levantamento, uma das suas cinco Organizações Militares Diretamente Subordinadas, sediada na cidade de Porto Alegre-RS.

A DSG está disponibilizando dados vetoriais aderentes a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), de acordo com as regras da Política de Acesso do Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx), de toda a Região Sul do Brasil. No total são 1440 produtos vetoriais, sendo 633 na escala 1:25.000 e 807 na escala 1:50.000, que juntos fornecem um recobrimento total desta região.

Os vetores 1:25.000 abrangem as categorias Hidrografia, Relevo, Vegetação, Sistema de Transporte, Energia e Comunicações, Abastecimento de Água e Saneamento Básico, Educação e Cultura, Estrutura Econômica, Localidades, Pontos de Referência, Limites, Administração Pública, e Saúde e Serviço Social. Os vetores 1:50.000 abrangem as mesmas categorias exceto Vegetação.

Enquadramento dos dados vetoriais disponibilizados
Trechos rodoviários em densidade 1:25.000 da região central de SC

Os produtos estão disponibilizados para visualização e download no Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx), que é o nó do Exército na INDE, no seguinte endereço: www.geoportal.eb.mil.br/mediador.

A disponibilização gratuita de dados vetoriais da Região Sul do Brasil é mais um projeto de mapeamento topográfico que integra o permanente esforço do Exército Brasileiro de produzir uma base de dados geoespaciais que amplie o conhecimento do território nacional em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira.

Com informações da DSG

Mapeamento com Drones

O uso de drones em atividades de mapeamento será tema de dois cursos (básico + avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa e garanta sua vaga!

A importância de mapas de alta precisão foi tema de debates no MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista. Confira um resumo do evento: