Registre-se gratuitamente para assistir o replay na íntegra

Para detalhar os Resultados do Reajustamento da Rede Altimétrica Brasileira em Números Geopotenciais e Altitudes Normais, realizado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aconteceu um webinar na última sexta-feira (31/8) com apresentação do Engenheiro Cartógrafo Roberto Texeira Luz e da Engenheira Agrimensora Jéssica Caroline dos Santos Siqueira, ambos do IBGE, e moderação do Geógrafo Guilherme Vieira, da MundoGEO.

Assista o replay na íntegra

reajustamento da rede altimetrica 263x300 Replay: Resultados do Reajustamento da Rede Altimétrica pelo IBGEA necessidade de modernização do sistema de referência vertical brasileiro, em consonância com as recomendações científicas pertinentes do SIRGAS, aliada à importância da divulgação de altitudes com significado físico, resultou na decisão de se realizar um novo ajustamento da Rede Altimétrica do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), recentemente divulgado.

O processo de análise e crítica dos desníveis brutos de toda a rede altimétrica, incluindo a análise temporal de mais de 2300 seções e cálculo de 1482 circuitos, foi otimizado com ferramentas computacionais especificamente desenvolvidas para o REALT-2018. Ao final do processo de depuração dos desníveis, se iniciou uma análise dos dados de gravimetria que serviram de base para a interpolação do valor de gravidade das referências de nível.

As diferenças de geopotencial de toda a rede foram calculadas com esses dados iniciais depurados (desníveis e gravidade) e submetidas ao ajustamento (ou transporte, no caso dos ramais), divididas em um bloco principal e em conjuntos ajustados separadamente. A última etapa do processo, após o ajustamento/transporte, foi a conversão do número geopotencial ajustado em altitude normal, para cada RN da rede.

Este webinar apresentou um resumo do processo de preparação e ajustamento e discutirá detalhadamente seus resultados. Também foram abordados os próximos passos, incluindo as ferramentas de conversão das altitudes, em elaboração.

Assista e compartilhe

Mapeamento com Drones

O uso de drones em atividades de mapeamento será tema de dois cursos (básico + avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa e garanta sua vaga!

A importância de mapas de alta precisão foi tema de debates no MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista. Confira um resumo do evento: