Nova versão traz algumas melhorias em relação à versão anterior e um visual mais moderno

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anuncia que já está disponível para avaliação um novo visualizador na versão beta da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

Esta nova versão traz algumas melhorias em relação à versão anterior e um visual mais moderno. Sugestões de melhorias devem ser encaminhadas para concar@concar.gov.br.

A INDE foi instituída pelo Decreto Nº 6.666 de 27/11/2008, com o objetivo de ser um conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

A INDE nasceu com o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro, produtoras e mantenedoras desse tipo de dado, de maneira que possam ser facilmente localizados, explorados e acessados para os mais diversos usos, por qualquer cliente que tenha acesso à Internet. Os dados geoespaciais serão catalogados através dos seus respectivos metadados, publicados pelos produtores/mantenedores desses dados.

A disponibilização de dados, metadados e informações geoespaciais (IG) através de serviços na Internet, denominados Geo Serviços Web, é viabilizada pela utilização de protocolos internacionais, públicos, que permitem o acesso à IG de forma simples, ágil, completa e integrada, sem necessidade de conhecimento especializado. O acesso aos Geo Serviços da INDE se realiza através deste portal, denominado SIG Brasil.

10 anos da INDE

Em comemoração aos 10 anos da instituição da INPE, será realizado nos dias 26 a 29 de novembro de 2018 o I Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais (SBIDE), no Rio de Janeiro.

O I SBIDE tem o objetivo principal de reunir produtores e usuários de dados e informações geoespaciais de instituições públicas e privadas, incluindo a academia, que trabalham diretamente com a temática de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE).

Mapeamento com Drones

O uso de drones para mapeamento será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

Este tema também foi destaque em várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: