Inscrições gratuitas (vagas limitadas)

A Unifesp Baixada Santista está promovendo eventos de extensão de curta duração gratuitos sobre diversos temas, tais como sensoriamento remoto e vegetação, arqueologia subaquática, desastres naturais, manguezais, mapeamento subaquático, mapeamento de campo de dunas, astronomia de posição, entre outros.

A participação é garantida mediante prévia inscrição. Em cada evento, para sua efetiva realização é exigido número mínimo de 10 inscritos.

O próximo encontro será sobre Aplicação das Geotecnologias na Orientação de Uso da Terra com base nos Impactos da Mudanças Climáticas Globais: Sub-Bacias Hidrográficas Litorâneas do Estado de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro., no dia 18 de setembro das 18h às 19h com apresentação do Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro, através do relato de resultados de projeto de pesquisa aplicada.

O projeto consiste na aplicação de geotecnologias na avaliação e orientação do uso da Terra diante dos impactos das mudanças climáticas globais sobre o ambiente costeiro delimitado pelas bacias hidrográficas litorâneas, tendo como recorte espacial a zona compreendida entre o litoral do Estado de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro.

Terá a pesquisa aplicada apoio em uso de geotecnologias fortemente vinculadas às ferramentas de tratamento de imagens de satélites e geração de mapas digitais, com o propósito de permitir orientação na estratégia da ocupação e uso da Terra, contribuindo para o reordenamento do espaço geográfico regional, como ação imperativa para o desenvolvimento territorial, diante dos impactos prováveis (em curso e futuros) das mudanças climáticas na região sudeste do Brasil.

Como recorte espacial, com tratamento em maior escala de análise, é estabelecida a zona costeira prioritária compreendida entre o norte do Estado de São Paulo e Sul do Estado do Rio de Janeiro, tendo como referência os municípios de Caraguatatuba (SP), Ubatuba, (SP), Parati (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Mangaratiba (RJ). Mais detalhes.

Inscreva-se

Mapeamento com Drones

O uso de drones para mapeamento será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

Este tema também foi destaque em várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: