Primeira cápsula Hyperloop para passageiros em escala real do mundo foi construída na Espanha pela Airtificial e será transportada até a unidade de P&D da HyperloopTT em Toulouse

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT / HTT) revelou sua cápsula Hyperloop de passageiros em escala real, em cerimônia de inauguração em Puerto de Santa Maria, na Espanha.

O evento também foi realizado para comemorar o aniversário de cinco anos de fundação da HyperloopTT, exibindo aos participantes o progresso da empresa desde que foi estabelecida como a primeira empresa de tecnologia Hyperloop no mundo.

A cápsula, batizada de “Quintero One”, é construída quase inteiramente a partir do VibraniumTM da HyperloopTT, um material compósito inteligente de camada dupla, feito especialmente para essa finalidade.

A cápsula foi construída no sul da Espanha, nas instalações aeroespaciais da Airtificial, uma nova empresa formada pela fusão da especialista em compostos, Carbures, e da empresa de engenharia Inypsa, que fabrica para muitas empresas líderes do setor, incluindo a Airbus e a Boeing. O design da cápsula foi criado em colaboração com a renomada consultoria de design de transportes PriestmanGoode, e ganhou o prêmio Gold no London Design Awards 2017.

O Hyperloop é um sistema conceitual de transporte de alta velocidade, desenvolvido originalmente pelo empreendedor Elon Musk. Correndo em um tubo de baixa pressão, o Hyperloop flutua sobre um fluxo constante de ar pressurizado e pode atingir velocidades de 1,2 mil quilômetros por hora.

Especificações “Quintero One” Hyperloop Passenger Capsule:
• Comprimento: 32 metros (105 pés)
• Comprimento interno da cabine: 15 metros (50 pés)
• Peso: 5.000 kg (5 toneladas)
• 21.000 horas de engenharia especializada
• 5.000 horas de montagem especializada
• 82 painéis de fibra de carbono
• 72 sensores
• 75.000 rebites
• 7.200 metros quadrados de fibra (1,8 acres)

A cápsula será entregue ao centro de pesquisa e desenvolvimento da HyperloopTT em Toulouse, França, para montagem e integração adicionais no sistema, antes de ser usado em uma das primeiras faixas comerciais Hyperloop do mundo.

“Trabalhando em conjunto com os engenheiros da HyperloopTT, estamos orgulhosos de estar impulsionando o desenvolvimento de materiais inteligentes em transportes e fabricação”, disse o co-fundador e presidente da Airtificial, Rafael Contreras. “Hoje, revelamos um novo tipo de veículo de transporte construído com uma alta porcentagem de compósitos, o que torna a cápsula Hyperloop, possivelmente, o veículo de transporte mais seguro do mundo.”

“A criação desta cápsula representa uma jornada de mais de um ano de experiência em design, engenharia e desenvolvimento de materiais de ponta”, disse o co-fundador e CEO da HyperloopTT, Dirk Ahlborn. “Em apenas cinco anos, resolvemos e aprimoramos toda a tecnologia necessária para o Hyperloop com nosso novo sistema de levitação, bombas de vácuo, baterias e compósitos inteligentes. Esta cápsula será parte de um dos sistemas de transporte mais eficientes já feitos.”

“Em 2019, esta cápsula estará totalmente otimizada e pronta para passageiros”, disse Bibop Gresta, presidente e co-fundador da HyperloopTT. “Desde que tomamos medidas importantes na solução de regulamentações governamentais com nossas diretrizes de certificação de segurança e estruturas de seguro, ficamos mais próximos do que nunca de trazer o Hyperloop para o mundo.”

Recentemente, a HTT se tornou a primeira empresa do mundo a oferecer um sistema comercial segurado. Em colaboração com a Munich Re, a maior empresa de resseguros do mundo, juntamente com a empresa global de certificação e inspeção TÜV SÜD, governos e parceiros, a HTT está criando as primeiras diretrizes regulatórias e criando a estrutura legal necessária para sistemas Hyperloop em todo o mundo.

Mapeamento com Drones

O uso de drones para mapeamento será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

Este tema também foi destaque em várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: