Com a proposta de facilitar o desenvolvimento de mapas informativos e interativos, ferramenta pode ser usada por estudantes, PMEs e desenvolvedores

A HERE Technologies, líder global em serviços de mapeamento e de plataforma de localização, anuncia hoje o lançamento do HERE XYZ, um serviço de gerenciamento de dados em tempo real, interfuncional e aberto. A ferramenta foi criada para uma ampla gama de desenvolvedores e usuários que vão desde estudantes até pequenas e médias empresas, passando por grandes empresas, cartógrafos e jornalistas.

Com ele, desenvolvedores em grandes organizações podem criar mapas informativos e interativos, além de aplicativos com reconhecimento de localização usando ferramentas e recursos consistentes. Ao mesmo tempo, outros usuários podem rapidamente fazer mapas simples sem precisar escrever códigos.

O serviço, atualmente em versão Beta, resolve uma questão fundamental para os criadores de mapas e desenvolvedores de aplicativos com reconhecimento de localização ao disponibilizar acesso ativo aos dados carregados, flexibilidade total nas ferramentas de renderização e serviços em nuvem para compartilhar dados de maneira imediata.

“O reconhecimento de localização é o próximo grande passo para produtos, aplicativos e serviços. O reconhecimento bem-sucedido da localização depende, no entanto, do gerenciamento de dados de localização. O HERE XYZ permite que desenvolvedores e cartógrafos maximizem sua energia criativa facilitando o gerenciamento de dados de localização ”, afirma Achal Prabhakar, vice-presidente de engenharia de mapeamento central da HERE Technologies. “A criação de ótimos mapas, a exibição de dados de localização ao vivo e a criação de aplicativos com reconhecimento de localização logo terão algo em comum: o HERE XYZ”.

O HERE XYZ é construído em torno de uma poderosa e versátil API XYZ Hub que é entregue como um serviço de nuvem. Os desenvolvedores podem acessar a API do XYZ Hub diretamente ou explorá-la por meio da HERE Command Line Interface (HERE CLI). Os mapeadores casuais podem usar a API do XYZ Hub, por meio de uma interface gráfica baseada na web chamada XYZ Studio, para visualizar dados no Hub e para a simples criação de mapas.

Para usar o HERE XYZ Beta, acesse https://explore.xyz.here.com/ e experimente:
• Conjuntos de dados de localização, carregados por meio da API XYZ Hub, disponibilizados imediatamente para gerenciamento, edição e exibição rápida por meio da CLI ou usando o XYZ Studio;
• Interfuncionalidade bilidade entre os renderizadores de mapa HERE XYZ e de terceiros, incluindo Leaflet, Tangram e Three.js; e
• Mapas ocasionais feitos com o XYZ Studio sem precisar escrever nenhum código.

Mapeamento com Drones

O uso de drones para mapeamento será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

Este tema também foi destaque em várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: