Tema central do SERFA 2018 será “Caminhos para consolidar o segmento espacial no âmbito da Defesa”

Entre os dias 05 e 08 de Novembro do presente ano, a Subdivisão de Sensoriamento Remoto do Instituto de Estudos Avançados promoverá o Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa, que se encontra em sua 8ª edição, e será realizado em São José dos Campos, nas dependências do IEAv, tendo o apoio do Grêmio Amarante Administração de Serviços.

Esta 8ª edição do SERFA contará com a participação especial da Comissão Coordenadora de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e com o Centro de Operações Espaciais (COPE) e a Divisão de Inteligência (DIVINT), ambos do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), refletindo a abrangência e a importância das tecnologias de Sensoriamento Remoto no âmbito da Defesa Nacional.

O tema central do SERFA 2018 será “Caminhos para consolidar o segmento espacial no âmbito da Defesa”, sendo nossa intenção discutir tópicos do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) relacionados a novas tecnologias espaciais (ex.: aplicações de micro, nano e pico satélites), e como isto pode contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional.

Será uma oportunidade de aproximação da academia, órgãos do governo e empresas que atuam na área de defesa. Este tema está alinhado à Estratégia Nacional de Defesa (END) e às diretrizes e concepções estratégicas do Comando da Aeronáutica (COMAer).

Além do tema central, serão também abordados os seguintes temas:
• Sensoriamento Remoto em operações multidomínios (terra, mar, ar, espaço e cyber)
• Caracterização espectral de alvos e de sensores
• Fusão de dados a partir de imagens de sensoriamento remoto
• Aplicações operacionais com imagens SAR, Hiperespectrais e LIDAR
• Processamento de imagens em tempo real com alto desempenho

O SERFA 2018 permanecerá com o formato de sucesso de sua edição anterior, ou seja, a estrutura será composta de painéis, apresentações de estudos de caso com abordagem científica, workshops, fóruns para discussões e networking. Como novidade para a atual edição, a comissão organizadora promoverá uma competição de Fusão de Dados, objetivando a aproximação do instituto de pesquisa com o meio acadêmico.

Além dos órgãos já citados, o evento desse ano contará ainda com a presença de representante do Comando da Aeronáutica, do Comando de Operações Aeroespaciais, bem como de diversas empresas do ramo aeroespacial.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.ieav.cta.br/eventos/serfa/serfa2018.