Dentre os estudos está um sobre rastreadores com GPS extra-low power com medição de Temperatura e Acelerômetro para diversas aplicações

Parceria entre TIM, Ericsson e INOVAi (Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo) vai transformar Itajubá (MG) em novo polo de desenvolvimento de soluções para fortalecer ecossistema de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

O anúncio será nessa sexta-feira (9/11) durante cerimônia na UNIFEI, de mais uma iniciativa de colaboração tecnológica, científica, de empreendedorismo e inovação, que irá fortalecer o ecossistema de IoT no Brasil com base em soluções móveis.

A ação conta com o apoio de parceiros acadêmicos e start-ups, que trabalharão no desenvolvimento de soluções inovadoras em IoT para os setores de Saúde, Indústria, Educação e Segurança. O acesso à tecnologia para permitir esses avanços será feito por meio da ativação da funcionalidade NB-IoT (Narrow Band em IoT) na rede comercial 4G da TIM em Itajubá, utilizando a plataforma IoT Accelerator, solução em nuvem da Ericsson.

“A TIM foi pioneira na oferta da plataforma NB-IoT ao ativar a funcionalidade em Santa Rita do Sapucaí, também no estado mineiro, e mantém-se como a única empresa do segmento do País a oferecer a tecnologia comercialmente. O objetivo é ser facilitadora para a criação de soluções de Internet das Coisas, por meio da disponibilização da tecnologia para seus clientes corporativos (empresas públicas e privadas)”, diz o Diretor de Inovação e Tecnologia da TIM Brasil, Silmar Palmeira. E acrescenta: “A TIM é uma empresa inovadora e estamos sempre em busca de parceiros que tenham o propósito de desenvolver soluções que vão impactar diretamente a vida de todos. A expansão da nossa rede 4G nos permite levar a tecnologia para mais lugares do Brasil, abrindo espaço para que instituições de ensino, como a UNIFEI, nos ajudem a sermos facilitadores do desenvolvimento deste mercado no país”.

Para Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson no Brasil, “essa ação acontece na esteira de inovações que TIM e Ericsson vêm promovendo juntas em IoT – em março, nossas empresas lançaram a primeira rede comercial de NB-IoT da América Latina, também no sul de Minas. Além disso, reforça a importância de poder dispor de uma plataforma horizontal como o IoT Accelerator que permite a perfeita integração de diversos casos de uso e verticais, e facilita a gestão, integração e a rápida escalabilidade dos negócios em IoT para as operadoras”.

Focos de desenvolvimento

Sob supervisão da INOVAi, as startups – em conjunto com alunos de graduação e mestrado da UNIFEI e com empresas de base tecnológica como a Advanctech – trabalharão no desenvolvimento de diversos módulos NB-IoT. Na vertical Cidades Inteligentes & Utilidades, o foco está direcionado para desenvolvimento de soluções para medição de consumo de água com capacidade de telegestão e desligamento/religamento remoto; monitoramento de parâmetros elétricos em linha de média tensão 13.8k e baixa tensão; e Módulo Inteligente com capacidade de telegestão para Luminárias Públicas em conectores NEMA 3 (Fluorescentes Liga-Desliga) e NEMA 7 (LED dimmerizavel).

Na Vertical Segurança & Logística, os estudos são sobre rastreadores com GPS extra-low power com medição de Temperatura e Acelerômetro para aplicação na área de logística, segurança pessoal e automotiva. Medidores de grandezas elétricas para uso em subestações e paineis fotovoltaicos (tensão, corrente, frequência e potência) são o objetivo na Vertical Industrial. E, por fim, na Vertical Saúde, o projeto é direcionado a Holter para telemedicina (batimento cardíaco, oxímetro e respirômetro).

Para o Diretor de Inovação da INOVAi, Carlos Conti, “foi um grande prazer termos sido convidados para integrar esse projeto que traduz muito do nosso esforço voltado para acelerar o desenvolvimento. O potencial de IoT para conectar e criar representações digitais do mundo físico possibilita a transformação de modelos de negócios, habilita decisões baseadas em dados e otimizando o desempenho dos processos de negócios. Nosso papel é apoiar essas mudanças com a inovação e a velocidade necessárias”.

Geotecnologias na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira.

Confira como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Pixabay