Informe Publicitário – Entenda como a Cartografia, associada ao SIG, é uma ferramenta dinamizadora do planejamento e integradora de instituições públicas e privadas

A evolução dos sistemas de visualização e informações geográficas, com acesso em nuvem, custos reduzidos, facilidade de operação e maior intimidade dos usuários com a tecnologia da informação, trouxe um avanço no uso da cartografia em todas as esferas da administração pública, bem como para a população em geral.

Além de retratar os detalhes da superfície, as bases cartográficas associadas a um sistema de informação já podem disponibilizar, também, o mapeamento da infraestrutura subterrânea.

Essa necessidade, sobretudo nas áreas urbanas, contribui para agilizar licenciamentos e reduzir riscos de acidentes nas intervenções necessárias para manutenção ou novas obras.

Em linha com o conceito de “smart city”, no ano de 2010 essa iniciativa começou a ser construída no município do Rio de Janeiro, com a criação do GeoVias – Sistema Gestão de Obras em Vias Públicas, hoje capitaneado pelo Instituto Pereira Passos – IPP.

Em 2012 foi firmado o Decreto Municipal no. 35.127 que dispõe sobre a obrigatoriedade de entrega de cadastro digitalizado das redes e/ou instalações existentes no subsolo da Cidade do Rio de Janeiro, pelos órgãos públicos e concessionárias.

Em 2015, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Programa de Fortalecimento e Gestão da Administração Pública, contratou a elaboração da Cartografia Metropolitana do Rio de Janeiro, abrangendo os municípios da RMRJ, com área de 2.223 quilômetros quadrados e com população estimada de 5 milhões de habitantes.

Essa cartografia, cadastral e de uso multifinalitário, teve como principal objetivo atender ao Plano Diretor Metropolitano e foi fornecida para todos os municípios da área de abrangência.

De forma a garantir a atualização da cartografia, com o dinamismo que essa região se transforma, e a exemplo do GeoVias municipal, além da execução da cartografia, a Topocart desenvolveu um portal denominado GeoVias Metropolitano, ainda acessível somente por usuários cadastrados.

Esse portal é um Sistema de Informações Geográficas (SIG) que hospeda as informações superficiais e subterrânea da infraestrutura urbana e de serviços, unindo o cadastro das concessionárias CEG, Light, Oi e Cedae, além das demais concessionárias que vão agregar ao projeto futuramente. A meta é passar a inserir os projetos e respectivos “as builts” na plataforma, tanto em CAD como em BIM.

A abrangência de atuação do portal GeoVias Metropolitano são os 21 municípios que compõem a RMRJ e tem como objetivo otimizar a gestão e coordenação das obras de expansão e manutenção das redes de infraestrutura.

Essa é a maior iniciativa de integração de redes de concessionárias de serviços públicos do país e trará muitos benefícios à população da região, tanto no atendimento das demandas, como na minimização de transtornos causados por rupturas de redes subterrâneas, em razão de obras, por desconhecimento da localização das mesmas.

O portal está hospedado em nuvem e tem as mesmas funcionalidades do Topovision, que é o SIG desenvolvido pela Topocart para compartilhamento de informações geoespaciais entre usuários, de forma ilimitada.

Mais informações: www.topocart.com.br