Informe Publicitário

Em seu primeiro discurso no congresso, o presidente recém-eleito, Jair Bolsonaro, mostrou-se conhecedor de Topografia ao mencionar os três tipos de “Nortes” presentes em uma carta topográfica. Para os leigos talvez tenha sido uma novidade. Já para os profissionais de engenharia, afirmo que não, pois, é sabido por todos desta área que o exército brasileiro é o berço da topografia em nosso país.

É compreensível imaginar que o brasileiro só se interesse por pesquisas em época de eleições. Mas para a surpresa de alguns, neste texto também abordaremos o tema “pesquisa”! Contudo, não se trata de pesquisa eleitoral, e sim sobre o mercado brasileiro de softwares topográficos.

A pesquisa que me refiro, levantou quais são as principais empresas de softwares topográficos do Brasil e, através de um comparativo, expor os pontos fortes e fracos de seus respectivos produtos e serviços. O objetivo da pesquisa, além de procurar entender um pouco mais sobre esse mercado, foi de auxiliar os profissionais da área sobre qual empresa e software são mais bem avaliados e consequentemente mais indicado pelos usuários.

Através de perguntas qualitativas e quantitativas, respondidas por mais de 1.000 usuários de todas as regiões do Brasil, abordou-se os mais variados temas, como: preço, facilidade de uso e produtividade da ferramenta, atendimento de normas, frequência de atualizações, qualidade do suporte técnico, treinamentos e cursos, materiais de apoio (vídeos e tutoriais) entre outros.

O resultado da pesquisa mostrou que, na atualidade, o software mais utilizado no Brasil é o Métrica TOPO, seguido pelo Métrica TopoEVN.

Conheça no gráfico abaixo a porcentagem de utilização de softwares topográficos pesquisados no Brasil:

Vale destacar que ambos, o 1º e 2º colocados da pesquisa, são produtos de uma mesma empresa, a Métrica Tecnologia. Isso demonstra que, baseado nos resultados, a Métrica detém aproximadamente 40% do mercado brasileiro de softwares topográficos.

Das perguntas qualitativas, os serviços de pós-venda, como: suporte-técnico, treinamentos, atualizações e correções foram itens relevantes na pesquisa, demonstrando que o usuário moderno considera esses serviços fundamentais na hora de optar por um determinado produto e empresa. Não por acaso, a Métrica, recebeu notas elevadas nestes quesitos o que refletiu diretamente na sua excelente colocação na pesquisa.

O mercado brasileiro de softwares topográficos está pulverizado por mais de 10 opções de soluções. Soma-se a isso o fato de o Métrica TOPO ter sido lançado recentemente (2016), sua liderança demonstra que a Métrica está investindo forte no produto e nos serviços pós-venda e, consequentemente, alcançando resultados expressivos, mesmo diante de um cenário extremamente competitivo.

O Métrica TOPO veio realmente para assumir lugar de destaque no cenário nacional de geotecnologias, e tudo indica que o caminho está sendo muito bem trilhado, com projetos, metas e perspectivas cada vez maiores.

Para saber mais sobre a pesquisa e inclusive assistir ao replay do webinar o qual foi divulgado o resultado, basta acessar https://goo.gl/4gsFiC .

Imagem de capa: Pixabay