Informe Publicitário – Entenda o papel do software de gestão para iluminação pública na transformação de cidades inteligentes (Smart Cities) e sustentáveis

O termo ‘cidade inteligente’ é usado para se referir a cidades que utilizam da tecnologia e inovação para trazer maior qualidade de vida a população. No Brasil, as duas cidades consideradas mais inteligentes são Curitiba e São Paulo, modelos de inovação segundo ranking divulgado pela Connected Smart Cities 2018.

A Iluminação pública, por sua vez, tem uma papel muito importante no processo de transformação das cidades, afinal a gestão eficaz deste setor pode proporcionar melhorias em quase todos as modalidades necessárias para uma cidade ser considerada inteligente: energia, iluminação, urbanismo, meio ambiente e segurança.

No Brasil, a cidade de Santos é a líder em inovação quando se trata de meio ambiente, mas como a gestão da iluminação pública atua nesse segmento?

Com uma gestão eficaz e a modernização do parque de iluminação pública, é possível atingir a total eficiência energética das cidades. Essa fato não se dá apenas pela utilização de lâmpadas LED, que ao contrário das tradicionais, não emitem gases nocivos, mas também pela otimização de recursos e o aumento da produtividade das equipes em campo.

A LED, além do benefício citado acima, permite conectividade com outros dispositivos através da Telegestão, desta forma assegura que sensores de movimento configurem a intensidade dos ativos conforme a presença de pessoas.

O software de gestão de iluminação pública tem um papel essencial para otimizar todos os recursos apontados, afinal ele possibilita total controle de todos os dispositivos das cidades, das equipes em campo e oferece relatórios de rendimento para a análise do gestor.

Dênis Weis Naressi, CEO do Grupo Exati, empresa responsável pelo Software de Gestão de Iluminação Pública utilizado pelas cidades mais inteligentes do Brasil citadas acima afirmou:

“Na Exati, além de disponibilizar o Software de Gestão para Iluminação Pública, o SGI, também nos preocupamos em reforçar a importância de explorar o melhor e mais sustentável nas cidades. Hoje, voltamos nossos esforços para colaborar com os resultados das prefeituras e empresa e, ao mesmo tempo, buscamos soluções que exaltam a qualidade de vida da população e a conectividade”.

A conectividade também é um fator importante para a transformação das cidades, assim como a automação de processos. Por exemplo, uma das estratégias utilizadas para firmar a conectividade com o cidadão, é proporcionar um aplicativo no qual seja possível abrir um chamado virtualmente, não deixando de lado os meios mais tradicionais, como portal online e call center.

Desta forma, e com o uso de um sistema de gestão, é possível automatizar a entrega das solicitações para os colaboradores mais próximos à localização, fornecer a melhor rota para a equipe e todas as informações necessárias para o atendimento. Com essa automação e com a modernização, a quantidade de equipes em campo se reduz, ao mesmo tempo que as equipes restantes conseguem ser ainda mais produtivas.

Você gostou do tema Iluminação Pública? Baixe o Manual de Boas Práticas para Gestão de Contratos de Iluminação Pública!

Para mais informações sobre o Software de Gestão de Iluminação Pública, entre em contato com a Exati.