IPT promove painel para debater inovação em rede e lança livro com 40 estudos desenvolvidos no Instituto nos últimos 30 anos

Na próxima terça-feira (27/11), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) promoverá o evento ‘Painel – Desenvolvendo Ecossistemas de Inovação’, com o objetivo de compartilhar experiências e debater com os convidados caminhos para potencializar a inovação e o empreendedorismo no Brasil. O evento também inclui o lançamento do livro ‘Histórias de Inovação’, que compila 40 estudos desenvolvidos no IPT nos últimos 30 anos.

O evento terá início às 14h e contará com um painel de debatedores de diversas empresas, com a duração de duas horas. Natura, Embrapii, Nexa Resources, Bioware Tecnologia e Gerdau Summit são algumas das instituições participantes, bem como o próprio IPT e a Secretaria do Governo do Estado de São Paulo. Segundo Ricardo Magnani, um dos organizadores do evento, o objetivo é aproximar os atores e angariar contribuições de como trabalhar em rede, de forma colaborativa.

“Tudo acontece em uma velocidade muito rápida atualmente. Inovar exige especialização e, por esse mesmo motivo, colaboração – para sermos competitivos, precisamos dos melhores parceiros desempenhando plenamente os seus papeis, tornando o processo mais efetivo. Empresas, governo, ICTs, agências de fomento, startups, todos têm um papel no ecossistema. O objetivo desse painel é levantar ideias de como trabalhar em parceria e fomentar a inovação. Com base nas experiências dos debatedores, queremos encontrar os melhores caminhos para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em que estamos inseridos”, explica Magnani.

Novo livro

A partir das 16h, será realizado o lançamento do livro ‘Histórias de Inovação’, publicação que reúne cases do IPT relacionados a serviços públicos, indústria, petróleo e gás, meio ambiente, engenharia, saúde e administração. O livro teve suporte financeiro da Fundação de Apoio ao IPT (FIPT).

Separados em sete capítulos, os projetos contam com a identificação dos principais resultados verificados em cada caso, tais como benefícios sociais, ambientais e culturais, produção de conhecimento técnico-científico, capacitação profissional, resolução de problemas, redução de custos e geração de patentes.

Segundo Mírian Cruxên Barros de Oliveira, pesquisadora do IPT e coordenadora da publicação, o recorte das últimas três décadas “revela que as atuais pesquisas estão embasadas em estudos anteriores, que há um encadeamento e uma construção sólida de conhecimentos, com as bases no passado e o foco no futuro”, diz. Para a pesquisadora, o IPT tem um papel significativo na sociedade paulista e brasileira, e o conhecimento reunido na obra traz a experiência do Instituto na atuação pioneira em diversas ocasiões, em parceria com o poder público ou privado.

A participação no evento requer inscrição prévia e confirmação de presença até hoje (segunda-feira, 26 de novembro). Para mais informações e inscrições, acesse a página do evento.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Imagem: Pixabay