Evento online com seminário e cursos de 3 a 7 de dezembro é a última oportunidade do ano de capacitação aliada a networking. Últimas vagas!

Seguem as atividades do DroneShow Online, que acontece até essa sexta-feira com um seminário e cinco mini-cursos.

O DroneShow Online teve início na última segunda-feira (3/12) pela manhã com o seminário de abertura, no qual foram apresentados números do mercado brasileiro e mundial de drones, tendências e um relato do 6º Fórum Empresarial de Drones, bem como um resumo do estágio atual da regulamentação dos drones. O evento continuou na segunda-feira à tarde com o curso online de Mapeamento com Drones, com apresentação de George Longhitano, da G Drones. Na terça-feira aconteceu o curso de Processamento de Imagens, novamente com George, enquanto na quarta foi a vez da Topografia com Drones, com Danilo Rodrigues, da GeoSurv.

Nesta quinta-feira acontece o curso de Drones na Agricultura, com apresentação de Giovani Amianti, da Xmobots, enquanto na sexta o fechamento do evento será sobre Drones para Inspeções, com Emilio Hoffmann, da H3 Dynamics.

Durante a semana do evento estão sendo oferecidos cinco cursos online, por especialistas do setor, relacionados ao processamento de imagens com drones e as aplicações nas áreas de mapeamento, topografia, agricultura e inspeções na construção civil.

Todos os inscritos nos cursos podem acompanhar o conteúdo ao vivo ou assistir depois o replay, têm acesso aos materiais apresentados e podem, ainda, participar em um grupo fechado de networking. As vagas são limitadas para garantir um tempo ao final de cada mini-curso para os instrutores responderem as perguntas dos participantes.

Apoiam o DroneShow Online, a Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores de São Paulo (APEAESP), Editora Oficina de Textos, Portal Topografia, Portal Agrimensura, AgroDBO, A Lavoura, GestAgro 360º, entre outros.

Conheça a programação completa e inscreva-se

Curso Online de Agricultura com Drones

Hoje, os drones são importantes aliados na Agricultura. Além de ganhos de produtividade e redução de custos, seu uso neste setor gera continuamente dados para a tomada de decisão no futuro.

Para apoiar na capacitação de profissionais para atuarem nesta área, acontece o mini-curso de Agricultura com Drones nessa quinta (6/12). Neste curso é detalhado o ciclo de agricultura de precisão, desde os métodos de sensoriamento remoto até processamento de dados, com foco nos conceitos e na escolha de equipamentos, acessórios e softwares. Na sequência, são detalhados três cases do uso de drones na Agricultura: cana de açúcar, silvicultura/citricultura/cafeicultura e grãos.

Tópicos do curso:
• O ciclo de agricultura de precisão na agricultura
– Sensoriamento
– Análise
– Atuação
• Métodos de sensoriamento remoto na agricultura de precisão
– Histórico do sensoriamento remoto com drones
– Como selecionar seu drone para sensoriamento na Agricultura de Precisão
– Como selecionar os sensores e outros acessórios na Agricultura de Precisão
• Métodos de processamento de dados para agricultura de precisão
– Softwares de cálculo de índices
– Softwares de classificação orientada a objetos
• Métodos de atuação da agricultura de precisão
– Histórico da atuação do sensoriamento com drones
– Como selecionar seu drone para atuação na Agricultura de Precisão
– Como selecionar os acessórios para atuação na Agricultura de Precisão
• Métodos de processamento de dados para agricultura de precisão
– Aplicação de agentes biológicos
– Aplicação de agentes químicos
• Estudo de caso 1 – Cana de açúcar
– Cálculo de volume de bagaço de cana
– Análise de topografia, fluxo de enxurrada, definição de pontos críticos de erosão, projeto de terraços e de escoamento superficial difuso
– Restituição de linhas de plantio para projeto logístico de tiro de colheita e georreferenciamento de colheita automática
– Localização de falhas de plantio pelo método de Stolf
– Análise fitossanitária nas fases de perfilamento e maturação
– Matologia – identificação e tratamento de invasoras nas fases de perfilamento e maturação
• Estudo de caso 2 – Silvicultura, Citricultura e Cafeicultura
– Contagem de indivíduos
– Cálculo de diâmetro de copa
– Cálculo de falhas de plantio
– Análise fitossanitária (ex. phytophthora, greening, etc)
– Matologia (identificação e tratamento de invasoras)
• Estudo de caso 3 – Grãos
– Estimativa de déficit nutritivo
– Cálculo de necessidade de nitrogênio e avaliação de resultados na aplicação de nitrogênio
– Análise fitossanitária (ex. nematóides, mosaico de trigo, ferrugem de cabeça, etc)
– Matologia (identificação e tratamento de invasoras)

giovani amianti 100x150 DroneShow Online segue com cursos de Agricultura e InspeçõesInstrutor: Giovani Amianti, Engenheiro mecatrônico formado pela Poli-USP e mestre em sistemas aviônicos de RPAS pela Poli-USP. Iniciou o desenvolvimento de drones em 2004 e em 2007 fundou a XMobots. Esteve à frente de projetos já consagrados no mercado nacional de RPAS, como os drones Nauru 500x, que foi o primeiro avião não tripulado privado do Brasil autorizado a voar pela ANAC além do Echar 20x recentemente utilizado pelo INCRA para georreferenciamento de imóveis rurais e Arator 5x que se consolidou no mercado sucroalcooleiro. Atualmente é o CEO da XMobots, considerada uma das líderes na América Latina do segmento de Drones para Agricultura.

Inspeções na Construção Civil com Drones

Os drones, a partir de sensores embarcados e plataformas digitais de processamento de dados visuais, têm contribuído para a realização de inspeções em diversas áreas, entre elas a construção civil. Afinal, o drone oferece uma visão geral das atividades de inspeções prediais na construção civil e na gestão de facilities.

Para apoiar na capacitação de profissionais para atuarem nesta área, será realizado o mini-curso de Inspeções na Construção Civil com Drones nessa sexta (7/12). Este curso avançado detalha as técnicas de coletas de dados visuais, o uso da inteligência artificial e explora alguns estudos de casos, realizados em Singapura e no Brasil. É um curso indicado para empresas de Engenharia com atividades de inspeções prediais, bem como profissionais dos segmentos de facility management e seguradoras de ativos imobiliários, além de construtoras e empresas de serviços com drones interessadas em inspeções prediais e no ganho de produtividade nas inspeções com drones e análise dos dados.

Tópicos do curso:
• Vantagens e desvantagens da utilização dos RPAS (drones) nas inspeções prediais
• Legislação vigente para RPAS (drones) focada nas atividades de inspeções prediais
• Documentos obrigatórios para as operações com RPAS
• Quais mercados demandam por inspeções prediais com RPAS?
• Principais atividades do fluxo de trabalho com RPAS: da inspeção ao relatório/laudo técnico
• Riscos durante a operação de inspeção. Como mitigá-los?
• Modelos e marcas de RPAS mais adequados e utilizados para a realização das inspeções prediais
• Considerações sobre sensores embarcados em RPAS para fins de inspeções prediais
• Patologias que podem ser analisadas a partir dos dados coletados por RPAS e seus sensores
• Como estimar o número de imagens a serem captadas durante a inspeção?
• Como calcular a resolução dos pixels na fachada a partir das características do sensor e da proximidade da fachada?
• Normas da Engenharia
• Considerações sobre dispositivos de segurança e comunicação relevantes nos RPAS para inspeções prediais
• Planos de voo para inspeções verticais
• Como melhorar a produtividade nos serviços com drones para fins de inspeções prediais? (da coleta ao processamento, mapeamento de patologias e relatório final)
• Softwares utilizados no mercado e metodologias de trabalho.
• Como a inteligência artificial facilita o fluxo de trabalho do perito e da equipe de manutenção?
• Explorando a plataforma digital H3ZOOM
• Estudos de Caso
• Tendências tecnológicas e inovações no segmento de inspeções a partir de drones

emilio hoffmann gomes neto 140x168 DroneShow Online segue com cursos de Agricultura e InspeçõesInstrutor:Emílio Hoffmann, diretor de desenvolvimento de negócios H3 Dynamics. Engenheiro eletricista pela UFPR, autor do livro A Era do Hidrogênio, das Energias Renováveis e Células a Combustível, e pós-graduando em RPAs (Drones) e VANTs em Aplicações Civis e Comerciais – PUCPR. É co-fundador e diretor de operações na América Latina da H3 Dynamics, empresa com sede matriz em Cingapura e que desenvolve soluções disruptivas que convergem diversas áreas da tecnologia, tais como: células a combustível a hidrogênio ultraleves para drones de longa autonomia, plataformas robóticas para automação de missões remotas de drones, e plataformas de inteligência artificial para processamento dos dados coletados por drones. Também é diretor de desenvolvimento de negócios da H3ZOOM.AI (inteligência artificial) e da HES Energy Systems (células a combustível H2) na América Latina, ambas subsidiárias da H3 Dynamics. É fundador da Brasil H2, empresa fundada em 2003 e dedicada às tecnologias de células a combustível para diversas aplicações.

Confira a programação completa e garanta sua vaga!

DroneShow Online SEO 400x400 DroneShow Online segue com cursos de Agricultura e InspeçõesDroneShow Online, de 3 a 7 de dezembro:

3 de Dezembro
Seminário Mercado e Regulamentação de Drones (Emerson Granemann e Carlos Galassi) e Mini-Curso Mapeamento com Drones (George Longhitano)

4 de Dezembro
Mini-Curso Processamento de Imagens de Drones (George Longhitano)

5 de Dezembro
Mini-Curso Topografia com Drones (Danilo Rodrigues)

6 de Dezembro
Mini-Curso Agricultura com Drones (Giovani Amianti)

7 de Dezembro
Mini-Curso Inspeções na Construção Civil com Drones (Emilio Hoffmann)

Fonte: DroneShow