CCIR gerado pelo aplicativo é idêntico ao expedido via portal ou nas unidades de atendimento. App já está disponível no Google Play ou a Apple Store

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) pode ser emitido, agora, por meio de aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

A novidade tem objetivo de facilitar a emissão do documento referente ao exercício de 2018 para todos os proprietários de imóveis rurais inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra.

O aplicativo já está disponível nas lojas virtuais dos principais sistemas operacionais de dispositivos móveis do mercado (Android e IOS). É necessário acessar a Google Play ou a Apple Store para baixar a versão mobile denominada SNCR.

Após a instalação, o interessado deve digitar o código do imóvel rural. Se o titular da área for pessoa física, é preciso informar o CPF e a data de nascimento do proprietário. No caso de pessoa jurídica, basta digitar o CNPJ da empresa proprietária do imóvel e o CPF do representante legal.

O certificado será gerado pelo aplicativo no formato PDF, na sequência. Após a emissão, vai ser exibido um botão para copiar o código de barra do CCIR, facilitando, assim, o pagamento na rede de atendimento do Banco do Brasil. O botão vai ficar disponível apenas para os documentos com pendência de pagamento da taxa de serviço cadastral.

Caso o imóvel rural possua algum tipo de impedimento, como dados desatualizados, não será possível gerar o CCIR por meio do aplicativo. O interessado deve procurar uma unidade de atendimento do Incra para alterar as informações e expedir novo certificado. A atualização de dados pode ocorrer também pela internet, por meio da Declaração para Cadastro Rural, disponível no site do instituto.

O CCIR gerado pelo aplicativo é idêntico ao expedido via sistema no portal ou nas unidades de atendimento da autarquia.

Desenvolvimento do App

A versão mobile do SNCR é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Cadastro Rural do Incra para facilitar o atendimento aos cidadãos, conforme explica o coordenador da área, Paulo Aparecido Farinha. O desenvolvimento do aplicativo foi executado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Cletho Muniz de Brito, reitera que se trata de mais um ganho em tecnologia disponibilizada pela instituição aos brasileiros, “facilitando a emissão de um dos principais documentos que garante a segurança jurídica para a transmissão e domínio das propriedades rurais”.

O lançamento da versão mobile marca nova etapa no desenvolvimento do SNCR, iniciada em 2015. No próximo ano, novos serviços serão disponibilizados aos titulares de imóveis rurais por meio do aplicativo.

Na segunda fase, o proprietário poderá consultar os dados de sua área e atualizar as informações por meio da Declaração para Cadastro Rural, que estará adaptada para a versão mobile. Na terceira etapa, ainda em 2019, será possível cadastrar os dados de proprietários e de imóveis rurais não inscritos no Incra, com o envio de documentos comprobatórios por meio do aplicativo.

Paulo Farinha ressalta que as inovações são importantes para a gestão do cadastro fundiário de imóveis rurais, pois facilitam a atualização de informações e garantem mais precisão e fidedignidade aos dados declarados pelos proprietários.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Incra

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Imagem: Pixabay