Início das aulas está previsto para março de 2019

Foi divulgada na última quinta-feira (20/12), pela Capes, a aprovação do curso de Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial que será ofertado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A publicação do edital está prevista para janeiro de 2019 e o início das aulas, que acontecerão no prédio B do Campus Teresina Central, está previsto para março de 2019.

mestrado em analise espacial 300x211 Instituto Federal do Piauí anuncia mestrado em Análise e Planejamento Espacial

O curso permitirá a capacitação de egressos dos cursos tecnólogos em Geoprocessamento e Gestão Ambiental do IFPI e de outras instituições, além de egressos dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Agronomia, Geologia, Engenharias e áreas afins. “O Mestrado também favorecerá os convênios interinstitucionais para qualificação de profissionais dessas áreas”, complementa o coordenador do programa Glairton Rocha.

Serão oferecidas dez vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: Planejamento territorial e Geoprocessamento, destinada ao desenvolvimento de pesquisas que envolvam a coleta e o tratamento de informações espaciais com vistas ao planejamento de espaços urbano e rural, e Análise ambiental, dedicada a estudos concebidos com base na análise integrada dos componentes ambientais no sentido de compreender a dinâmica dos sistemas ambientais, identificando potencialidades e limitações de uso dos recursos naturais.

Para o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima, a aprovação é uma grande conquista, não só para o IFPI, mas para a região, pois contribuirá para o avanço científico e desenvolvimento social. “A aprovação desse mestrado fortalece e consolida todo o trabalho que vem sendo realizado nessa área, aqui na instituição”, finaliza.

Com informações do IFPI

Geo e Drones na Indústria 4.0

Instagram Imagem Post B2 300x300 Instituto Federal do Piauí anuncia mestrado em Análise e Planejamento EspacialVocê já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Imagem: Pixabay