Início das aulas está previsto para 16 de fevereiro de 2019

Pós em Geoprocessamento Aplicado 364x600 Universidade de Uberaba abre inscrição para pós em GeoprocessamentoA Universidade de Uberaba (Uniube) anuncia a abertura das inscrições na pós-graduação em Geoprocessamento Aplicado, com carga horária total de 360 horas e início previsto para 16 de fevereiro de 2019. Durante o curso serão encontros semanais com aulas aos sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

O Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Avaliação de Impactos Ambientais, Transportes, Comunicações, Segurança e Saúde Pública, Energia e Planejamento Urbano e Regional.

Assim, a pós-graduação em Geoprocessamento Aplicado vem oferecer conhecimento e prática necessários para que o profissional consiga manipular dados espaciais georreferenciados por meio das ferramentas denominadas Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permitindo realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados.

O objetivo do curso é formar especialistas em geoprocessamento tanto para atuar na área pública quanto na área privada, capazes de utilizar técnicas para a aquisição e o gerenciamento de dados espaciais necessários na produção de mapas com sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto, operações científicas, administrativas, legais e técnicas envolvidas no processo de gerenciamento de informação espacial.

A pós tem caráter interdisciplinar, podendo receber graduados de qualquer área do conhecimento, sem necessidade de distinção de uma formação acadêmica específica.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Instagram Imagem Post B2 300x300 Universidade de Uberaba abre inscrição para pós em GeoprocessamentoOs conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Imagem: Divulgação