A aquisição de uma empresa especializada em análise de dados e imagens para localização de veículos consolida a suíte de software de centro de comando da Motorola Solutions

A Motorola Solutions anuncia que adquiriu a VaaS International Holdings, empresa dedicada à análise de dados e de imagens com sede em Livermore, Califórnia, e Fort Worth, Texas. A Motorola Solutions pagou pela empresa 445 milhões de dólares, em uma combinação de dinheiro e títulos negociáveis.

A VaaS, uma empresa de “análise de vídeo como serviço”, é uma das provedoras líderes mundiais em análise de dados e imagens para a localização de veículos.

A plataforma de captura e análise de imagens da empresa, que inclui câmeras fixas e móveis para o reconhecimento de placas de veículos baseados em Machine Learning e Inteligência Artificial (IA), fornece dados de localização para clientes de segurança pública e comerciais.

Suas subsidiárias incluem a Vigilant Solutions, para órgãos públicos de segurança, e a Digital Recognition Network (DRN) para clientes comerciais. Espera-se que as receitas da empresa em 2019 sejam de aproximadamente 100 milhões de dólares.

“O reconhecimento automatizado de placas de veículos é uma ferramenta cada vez mais poderosa para a aplicação da lei”, diz Greg Brown, presidente e CEO da Motorola Solutions. “Com esta aquisição, a VaaS expandirá nosso portfólio de software de centro de comando com o maior banco de dados compartilhável de informações de localização de veículos e que pode ajudar a reduzir o tempo de resposta e melhorar a velocidade e a precisão das investigações”.

A plataforma da VaaS permite compartilhar dados de maneira controlada e auditada entre múltiplos órgãos encarregados do cumprimento da lei. As informações de localização de veículos podem ajudar a acelerar o tempo de resolução e melhorar os resultados das agências de segurança pública, especialmente quando combinadas com registros policiais. Por exemplo, em casos de segurança pública, soluções da VaaS têm sido usadas para capturar rapidamente suspeitos perigosos e encontrar pessoas desaparecidas.

“Estamos entusiasmados por nos unirmos a Motorola Solutions”, diz Shawn Smith, cofundador da VaaS e presidente da Vigilant Solutions. “Esta aquisição nos permite continuar a atender nossos clientes existentes e expandir nossa presença globalmente, ao mesmo tempo em que apoiamos uma empresa comprometida com a inovação e o crescimento, orientada por um propósito comum que se alinha à nossa missão e cultura: ajudar as pessoas a fazerem o seu melhor nos momentos que realmente importam’. Não há nada melhor do que isso”.

“Nossa extensa tecnologia de IA e dados para o reconhecimento de placas de veículos abriu o caminho para novas aplicações comerciais dos nossos produtos”, diz Todd Hodnett, cofundador da VaaS e presidente da Digital Recognition Network. “Acreditamos que a comercialização dessas novas aplicações pode ser acelerada com a marca e o alcance da Motorola Solutions, e estamos entusiasmados com a ideia de trabalhar juntos para aumentar e diversificar nosso negócio”.

A leitura de placas de veículos é uma prática altamente especializada que exige análise e câmeras específicas. As câmeras fixas e móveis para reconhecimento de placas de veículos da VaaS podem capturar e analisar as informações das placas, que são diferentes em estados e países, mesmo quando os veículos se movimentam em alta velocidade ou em condições meteorológicas de baixa visibilidade.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Imagem: Pixabay